PROPLAN em 5 minutos: Você sabe o que é PDI?

proplan

Você já ouviu falar sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional ou a sigla PDI? Talvez você não saiba (ou até saiba) mas ele é um dos principais - senão o principal - documento institucional da nossa UFRPE.

Pois bem, pensando em ampliar seus conhecimentos sobre o PDI e a UFRPE, nesta edição do PROPLAN em 5 minutos iremos comentar um pouco mais sobre o tema.

O PDI é o principal documento norteador de planejamento estratégico que delimita a identidade institucional da UFRPE. Ou seja: contém o propósito, a estrutura organizacional, as estratégias, as diretrizes universitárias e seus planos de ação para atingir os objetivos e resultados pretendidos para o desenvolvimento da Universidade. Além disso, integram este importante plano, entre outros documentos, o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Planejamento Estratégico Institucional (PEI).

O PDI vigente pode ser acessado em: https://bit.ly/2HVATyA.

O primeiro PDI da UFRPE foi construído no ano de 2006 e já passou por algumas revisões e atualizações para adaptar-se as mudanças do ambiente em que a universidade está inserida. É importante destacar que no presente momento a UFRPE está envolvida no processo de elaboração de um novo Plano de Desenvolvimento Institucional, que terá vigência entre anos de 2021-2030, apresentando o funcionamento atual da universidade e um planejamento estratégico mais complexo, fiel às diferentes realidades que vivemos atualmente. Ademais, o novo PDI conterá algumas inovações, como um maior alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável (ODS).

A discussão e elaboração do novo PDI representa um processo democrático e participativo, em que toda a comunidade universitária, formada pelos discentes, docentes e técnicos, poderá participar.

Para mais informações sobre o processo de elaboração do PDI UFRPE 2021-2030 e sobre como participar, acesse a Central de informações em: https://bit.ly/32gk20i.

Proplan em 5 minutos é um projeto desenvolvido por esta Pró-Reitoria com o intuito de compartilhar conhecimento com a comunidade universitária em relação a planejamento, gestão, governança, sustentabilidade e outros temas que contribuam para o Desenvolvimento Institucional.