Protótipos de barcos a vapor apresentados na UFRPE

O campus sede da UFRPE foi, ontem (17/12), palco de mais uma entrega de produto, dentro da disciplina de Tópicos em Engenharia Mecânica 2, como parte da aplicação dos conceitos do PBL (Project Based Learning) e aprendizagem ativa.

No evento foram apresentados os protótipos do Barco a Vapor desenvolvido pelos estudantes com a consultoria dos professores das disciplinas do segundo semestre do curso de Engenharia Mecânica.

O escopo do projeto consistiu em elaborar o melhor design e construir um protótipo de um barquinho a vapor que se deslocasse por uma trajetória retilínea de dois metros de distância em no máximo 60 segundos, carregando uma massa calculada pela equipe.

A apresentação dos barcos deixou claro o processo evolutivo das entregas realizadas ao longo do semestre. As equipes já haviam apresentado anteriormente ao evento, em datas distintas, os seguintes produtos: Chart do Projeto; Relatório Parcial de Acompanhamento; Apresentação Oral Formal do Projeto; Relatório Final (contendo além dos desenhos 2D, memória de cálculo, lista de materiais, estimativa de custos).

O ciclo deste projeto será encerrado em janeiro, com a entrega de dois outros produtos: Blog do Projeto, no qual estarão descritas todas as atividades desempenhadas pelas equipes, semanalmente e o Livro de Lições Aprendidas, como um legado para os estudantes dos próximos semestres.