JavaScript não suportado

 

Reitora da UFRPE é cidadã recifense

reitora ufrpe recebe flores

Vinda de uma família de trabalhadores rurais, composta por dez irmãos (seis homens e quatro mulheres), a reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Maria José de Sena, nasceu no Engenho Cajabussú, distrito do Cabo de Santo Agostinho. Filha de José Martins de Sena (in memoriam) e Brasilina Maria da Conceição Sena, chegou à cidade de Moreno em 20 de janeiro de 1964. E na manhã desta segunda-feira (2), a reitora tornou-se recifense de direito, recebendo o Título de Cidadã, sob a iniciativa da vereadora Goretti Queiroz (PSC). Autoridades, alunos, familiares, amigos e professores prestigiaram a solene na Casa de José Mariano. O vereador Chico Kiko (PP) presidiu o evento.

O Coral da Universidade Rural de Pernambuco realizou apresentações musicais durante a solene e a mesa da foi composta pelo vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, e pela vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos.

público prestigia solenidadeEm Moreno, Maria José de Sena iniciou seus estudos na Escola Paroquial e depois nas Escolas Estaduais Dr. Sofrônio Portela e Dom Jaime Câmara, os alicerces do seu aprendizado. Mesmo com todas as dificuldades, seus pais sempre priorizaram a educação dos filhos, e ela aproveitou todas as oportunidades que lhe surgiram. “Mulher guerreira, que se destaca por apresentar características que definem uma mulher de sucesso: determinação, foco, planejamento, coragem, superação, equilíbrio, visão de futuro, proatividade, humildade, doçura e sensibilidade”, pontuou Goretti Queiroz.

Maria José Sena possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), desde 1989; em Biologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1989); Licenciatura em Ciências Agrárias pela UFRPE (1992) e Doutorado em Medicina Veterinária Preventiva pela Escola de Veterinária da UFMG (2000). Atua na área de Medicina Veterinária Preventiva, com ênfase em Saúde Pública, principalmente nos temas qualidade de leite e derivados e segurança alimentar. Atualmente, é Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco e Reitora da mesma Universidade, estando no seu segundo mandato, aliás, foi a primeira mulher a assumir a Reitoria da UFRPE, o que ocorreu quando a Universidade já contava com 100 anos.

solenidade na câmara de vereadoresA vereadora Goretti Queiroz enalteceu o espírito empreendedor e o sucesso na gestão pública de Maria José Sena. “O seu comprometimento com a educação pública e o seu compromisso com a sociedade brasileira elevou o conceito da UFRPE e fez a Instituição figurar entre as 20 melhores Universidades públicas do país, sendo a segunda mais bem avaliada no estado de Pernambuco e a quinta no Nordeste, na última avaliação do MEC. O Tribunal de Contas da União (TCU) reconheceu a UFRPE por dois anos consecutivos (2018-2019) entre as instituições de ensino com melhor índice de governança e gestão pública do estado e entre as melhores do país. Na última avaliação do MEC, em dezembro de 2018, a UFRPE figura como a segunda universidade mais bem avaliada de Pernambuco, a 5ª do Nordeste e a 20ª entre as federais brasileiras, mostrando que sua gestão tem o respaldo da comunidade interna e dos órgãos de controles externos. Esses resultados confirmam o grau de comprometimento e responsabilidade da professora Maria frente à instituição em um trabalho que traz resultados imensuráveis para o desenvolvimento da sociedade pernambucana e para o Brasil. Nossa salva de palmas para a mais nova cidadã recifense. Parabéns!”.

A reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Maria José de Sena, dirigiu-se à tribuna elogiando a atuação da vereadora Goretti Queiroz e também falou da emoção quando chegou à capital pernambucana pela primeira vez. “O dia de hoje é diferente porque recebo um título de uma cidade onde 35 anos atrás me acolheu. Lembro da primeira vez quando vim à capital pernambucana, fiz minha inscrição no IEP, e era muito difícil passar lá. Cheguei no Parque Treze de Maio e pensava que se fosse passar, não saberia como andar na cidade. A partir do momento em que passei no Instituto, descobri riquezas culturais e histórias locais, como a Batalha de Casa Forte. Essa cidade é apaixonante, onde escrevi a maior parte da minha história”.

Maria José Sena recordou com emoção do momento em que decidiu fazer medicina veterinária e da importância de ser professora. “Um dia, uma ovelha estava sentindo dor no engenho porque a mãe tinha morrido e, naquele dia, compreendi o sentimento animal. Passados alguns dias, quando subi na porteira e chamei pelo nome dela, ela veio em direção a mim. A partir daquele momento decidi fazer Medicina Veterinária. As experiências com a roça e aprendendo com as pessoas de mãos rachadas do sol, deu-me coragem e ânimo para enveredar para o lado da educação onde eu acredito que é onde se mudam cenários e realidades. Ser professor não é fácil. É descobrir o que as pessoas estão sentindo também. Por trás dos alunos, existem famílias e dificuldades. Foi através da educação que minha vida mudou”.

solenidadeA reitora enfatizou o papel da educação na sociedade e agradeceu os presentes na solenidade. “Muitos passam fome num país onde há um tempo era considerado um celeiro e a Universidade assume um papel fundamental para mudar esse cenário. As nossas universidades são ao maior patrimônio intelectual e precisam ser respeitadas. Estamos sendo colocados à prova. Se não fosse a UFRPE proporcionando oportunidades, certamente não estaria aqui hoje, recebendo esse Título, que é também da universidade. Hoje é só gratidão. Obrigada a todas e todos. São muitas as mãos que me trouxeram aqui e quero agradecer cada uma que cruzou com as minhas nessa caminhada profissional. Sem as pessoas somos muito pouco. Muito obrigada”.

A vice-governadora, Luciana Santos, fez questão de discursar na tribuna, e frisou que Maria José de Sena é digna de receber todas as homenagens. “Ela é muito admirada em Pernambuco e no Brasil. Agora ela é cidadã de uma cidade libertária que tem a fibra de homens e mulheres que lutaram por justiça social. Não esqueço de Júlia Santiago, primeira vereadora da cidade, que se alfabetizou aos 12 anos já trabalhando numa fábrica têxtil, e que também, como Maria José, é filha de camponês. Em tempos de obscurantismo à educação, precisamos jogar luz para todos aqueles que acreditam que a educação é inclusão social. Como diria Ferreira Gullar: você é feita de ferro de fogo. Parabéns!”.

* Texto: Câmara Municipal do Recife

Confira abaixo algumas imagens da solenidade.

 

reitora da ufrpe

 

solenidade

 

solenidade