Reitora da UFRPE participa de missão internacional nos Estados Unidos

Reitora da UFRPE visita universidades americanas em missão internacional
Reitora da UFRPE em reunião com o presidente da Texas A&M University, Michael Young

A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, participa de uma missão internacional nas universidades de Nebraska e Texas A&M, ambas nos Estados Unidos. Os encontros iniciaram na última segunda-feira (29/01) e ocorreram durante toda a semana. O professor Leucio Camara Alves, Assessor de Cooperação Internacional, também integra a comitiva da UFRPE e acompanha a reitora durante a programação.

Imagem com comitiva da UFRPE e pesquisadores americanos
Leucio Alves (esq.) e Maria José com pesquisadores da
Universidade de Nebraska

“O foco dessas visitas técnicas é fortalecer a internacionalização da UFRPE por meio de parcerias com as duas universidades. Além disso, as visitas buscam criar uma agenda de intercâmbio envolvendo o ensino, a pesquisa e a extensão em três focos: mitigação da seca, uso eficiente e recursos naturais hídricos e a relação das engenharias com as ciências biológicas e agrárias”, ressaltou a reitora Maria Jose de Sena.

A visita técnica à Universidade de Nebraska foi realizada nos dias 29 e 30 de janeiro. Na ocasião, a reitora participou de encontro como o Prof. Mike Hayes para a discussão de planejamento estratégico de manejo de secas e gestão de água no semiárido Pernambucano. O Prof. Hayes se comprometeu em realizar parceria com a UFRPE na elaboração de um plano estratégico para integração entre Nebraska, UFRPE e demais instituições de ensino superior de Pernambuco, tendo como meta o desenvolvimento de um programa voltado para a previsão, mitigação e formulação de políticas relacionadas às secas do semiárido pernambucano.

Imagem comitiva UFRPE e pesquisadores americanos
Missão buscou fortalecer internacionalização da
UFRPE e fomentar parcerias institucionais

Ainda em Nebraska, Maria José de Sena e Leucio Alves participaram de encontro com o Dr. Rob Mitchel, para discussão sobre a adaptação de espécies forrageiras; de reunião com o Dr. David Jones, em que discutiram a utilização da Engenharia Biológica no progresso da Ciência; e de encontro com o Dr. Derrel Martin, sobre agricultura de precisão.

Entre as discussões realizadas, destaque para as conversas sobre o Projeto Desenvolvimento de Crianças com Microcefalia (Zika vírus), que se encontra em execução entre a UFRPE e a Universidade de Nebraska.

A quarta-feira (31/01) foi reservada ao percurso de viagem entre Nebraska e Texas, mais de 1.300 km em direção ao sul dos Estados Unidos. Na quinta-feira (01/02) pela manhã, a programação na Texas A&M University iniciou com um tour pelo laboratório do Dr. Binayak Mohanty, professor da disciplina Engenharia Hidrológica e Ciências. Em seguida a reitora participou de um encontro no Departamento de Ciência do Solo e das Culturas, com o Dr. Allan Jones e o Dr. Jason West.

À tarde, a comitiva da UFRPE participou de atividades com representantes do Borlaug Institute, do College of Agriculture an Life Sciences and Agrilife Research Leadership, do Departamento de Ciência Animal, além de uma reunião com o presidente da Texas A&M University, Michael Young.

Reitora e pesquisador da universidade do Texas
Visita ao Engineering Innovation Center

Na manhã desta sexta (02/02), a visita foi ao Engineering Innovation Center, na Texas A&M University.

A comitiva da UFRPE deve retornar a Pernambuco neste fim de semana.

“Muito importante a formação de parcerias institucionais, de uma forma especial com universidades e instituições estrangeiras. São oportunidades para nossa comunidade universitária, que contribuem para a internacionalização da UFRPE e ajudam a fortalecer as nossas ações de ensino, pesquisa e extensão”, ressaltou Maria José de Sena.