Reitora e superintendente da Polícia Federal têm reunião sobre segurança na UFRPE

A reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), professora Maria José de Sena, esteve pessoalmente na Superintendência da Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (11/06), em reunião com o superintendente dr. Carlos Henrique Oliveira de Souza. Na ocasião, a gestora da UFRPE falou sobre a preocupação da universidade em relação às ameaças de ataque armado contra a instituição, divulgadas em redes sociais no último fim de semana.

De acordo com a reitora, o superintendente foi muito solícito e reforçou que a Polícia Federal está trabalhando nas investigações. O dr. Carlos Henrique Oliveira de Souza colocou a Superintendência à disposição da UFRPE no apoio de ações e iniciativas que busquem fortalecer a segurança na instituição.

Desde o último domingo (09/06), a Administração Superior da UFRPE vem tomando medidas com o objetivo de tranquilizar a comunidade universitária e assegurar a segurança nos campi da universidade, depois da ameaça se suposto ataque armado ao campus Recife. No mesmo dia, a Administração Superior entrou em contato com a Polícia Federal e a Secretaria de Defesa Social a fim de que as medidas necessárias de segurança fossem tomadas de imediato.

O risco de um possível ataque surgiu num grupo da chamada “deep web”, que é uma parte da internet não acessível pelos mecanismos de busca e oculta do grande público. Prints da discussão passaram a circular pelas redes sociais, que apontavam para a organização de um ataque armado ao campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Entre os comentários dessa discussão, houve o registro de sugestões para que a ação criminosa também fosse realizada no campus Dois Irmãos da UFRPE.

A Divisão de Segurança Universitária (DSU) da UFRPE está trabalhando com os órgãos da segurança pública na investigação do caso. O material coletado já foi encaminhado às autoridades policiais, que monitoram o caso. Ações integradas entre a DSU, Polícia Federal e Polícia Militar já estão sendo realizadas em caráter preventivo.