RELATÓRIO DE GESTÃO DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO EM 2020
Um dos objetivos estratégicos da UFRPE, no âmbito social, é o de “ampliar a divulgação para a sociedade dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação da UFRPE e melhorar a infraestrutura e a comunicação institucional, integrando, de forma sistêmica, todas as áreas, fortalecendo e consolidando o envolvimento da Instituição com a sociedade”. Com base nesse norte, a comunicação da UFRPE com a sociedade foi realizada, em 2020, através de três principais órgãos da Instituição: Assessoria de Comunicação Social (Ascom), Ouvidoria Geral e Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).
No caso da Assessoria de Comunicação Social (Ascom), a paralisação das atividades presenciais provocada pela pandemia de Covid-19 e a consequente necessidade de isolamento social promoveram um novo sistema de gestão e trabalho permeado principalmente pela tecnologia e pela comunicação. Além de centrais de informação sobre os cuidados e a prevenção, inúmeras divulgações sobre o novo funcionamento institucional e as iniciativas de enfrentamento à situação, as reuniões presenciais passaram a ocorrer por meio de plataformas online e os eventos, via transmissão ao vivo. Principalmente nos primeiros meses, os profissionais da Ascom estudaram as plataformas adequadas para cada finalidade e ofereceram suporte à toda a comunidade universitária, incluindo reuniões de gestore(a)s e plenárias dos Conselhos Superiores.
A Assessoria de Comunicação Social (Ascom) é um órgão de assessoramento vinculado à Reitoria da UFRPE e tem como missão o desenvolvimento de estratégias de comunicação voltadas a fortalecer o relacionamento da Instituição com a sociedade. A Ascom atua como órgão de assessoramento, coordenação, execução, acompanhamento, controle e avaliação das ações relacionadas à comunicação da UFRPE. O órgão busca promover o diálogo com a sociedade ocorre por meio de diversos canais de comunicação, como páginas institucionais na internet, redes sociais digitais, produção e disponibilização de conteúdos informativos em diversas linguagens e formatos.
Site Institucional
O principal espaço de comunicação da UFRPE é o portal institucional (www.ufrpe.br). Foram disponibilizados, ao longo de 2020, um total de 892 publicações em suas principais áreas. Notícias, comunicados, editais, documentos institucionais, informações sobre cursos, programas de pós-graduação, seleções, eventos acadêmicos, entre outras ações, divulgados à sociedade diretamente pelo endereço www.ufrpe.br. Do total de publicações, foram produzidas 560 na categoria Notícias, 195 em Comunicados e 137 em Editais e Seleções.
Produção Audiovisual
A equipe da Ascom produz regularmente vídeos, campanhas e documentários institucionais. Os vídeos deixam a comunidade interna e o público externo por dentro de projetos, pesquisas e eventos, bem como fortalecem a imagem da UFRPE. Em 2020, ano atípico, foram produzidos originalmente 26 vídeos de relevância social em temáticas como direitos humanos, pesquisa e avanços na ciência, entre outros assuntos.
Transmissões ao vivo/lives
Já as transmissões ao vivo – ou lives – foram 119 realizadas pela equipe Ascom, seja no suporte técnico e/ou mediação/apresentação. Essas produções são disponibilizadas para a sociedade nos perfis da UFRPE no YouTube, Facebook e Instagram e no site da Universidade. Esses conteúdos puderam ser visualizados e compartilhados por dezenas de milhares de pessoas. No YouTube, foram 239,8 mil visualizações do canal, tendo sido, em 2019, 34,5 mil visualizações.
Como a rotina acadêmica ocorreu, em grande parte, no ciberespaço – ou espaço virtual – os números,principalmente no caso do YouTube, refletem esse comportamento. O canal da UFRPE no YouTube também teve expressivo aumento no número de seguidores, totalizando, em dezembro, 11.586 inscritos (9,7 mil a mais do que em 2019). 50,7 mil horas foi o tempo total de exibição dos vídeos e transmissões no canal.
Uma das iniciativas de destaque foi a criação, por parte da Ascom, do programa RuraLive, que trouxe semanalmente discussões importantes para a comunidade universitária entre abril e setembro de 2020, com boa adesão e retorno do público.
A Ascom também protagonizou, em parceria com a Progepe, Secretaria de Tecnologias Digitais, Instituto Ipê e outros órgãos, eventos com temáticas relevantes para a convergência digital e as circunstâncias virtuais no ensino e no trabalho, como o I Seminário Virtual da UFRPE, que teve a participação de mais de 700 pessoas inscritas e mais centenas de outros interessados, e a Jornada da Inovação e Gestão Ágil, webinários específicos sobre estratégias para ensino e trabalho remoto, entre outros.
Gerenciamento de mídias sociais
Além do YouTube, a Ascom também manteve a interação com a sociedade por meio de perfis nas principais redes sociais digitais, ou mídias digitais. Numa das mais utilizadas, o Instagram, a UFRPE apresentou crescimento, alcançando 40,5 mil seguidores, tendo saído de 29,1 mil em 2019. Com o gerenciamento desse perfil, a UFRPE alcançou, em seus conteúdos, 2,6 milhões de pessoas, e promoveu 1,1 milhão de interações, com a média de 4.875 interações com o público entre stories e posts.
Houve 5, 5 milhões de impressões/interações e o engajamento direto de 347.181 usuários, que curtiram, comentaram e/ou salvaram os conteúdos. Foram feitas 358 publicações durante o período de 1º de janeiro a 29 de dezembro de 2020, que originaram um total de 328.091 curtidas e 9.785 comentários.
Para aproximação com o público do Ensino Médio, especialmente com o objetivo de divulgar os cursos de graduação e técnicos de interesse desse público, a Ascom criou o perfil @seufuturonaufrpe, com foco inicial na Feira de Profissões, mas que vem sendo alimentado com informações, dicas, curiosidades, tiktoks e conteúdos adequados a essa parcela ainda não consolidada de usuários das mídias sociais da UFRPE.
No Facebook, foram 72.462 curtidas ao todo na página institucional, com 437 posts, 159.432 interações e 365 interações por posts em média.
No Twitter, passamos de 8.466 para 9.457 seguidores, com alcance total de 29.558 usuários.
Produção Gráfica e Design
A Ascom também desenvolveu estudos e projetos de identidade visual, criação de marcas, diagramação de peças e publicações institucionais e de diversos setores da UFRPE. A ação objetiva promover positivamente a imagem institucional por meio de sua marca e identidade visual, além de beneficiar setores e departamentos com marcas, cartazes, folders e produtos dentro do padrão institucional. Foram produzidas mais de 93 peças para redes sociais e informativos institucionais. Entre os destaques de 2020, encontram-se as peças para as campanhas do combate à Covid-19, de divulgação da Proposta do Plano de Funcionamento da UFRPE na pandemia, do Período Letivo Excepcional, das transmissões ao vivo, marcas do Instituto Menino Miguel e do Consórcio Universitas, vinhetas para vídeos, entre outros projetos e ações.
Campanhas
A fim de dar maior visibilidade e promover engajamento com a comunidade interna, a Ascom realiza campanhas de comunicação em parceria com diferentes setores institucionais.
Em 2020, com a emergência sanitária e social, foi criada, já em março, a Central de Informações Covid-19 no portal da UFRPE, em destaque, reunindo conteúdos de setores como o Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD/UFRPE), Departamento de Logística e Serviços e Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe). A campanha também incluiu a produção de reportagens, sugestões de pauta para a imprensa e materiais gráficos sobre a doença, as formas de prevenção, as ações de enfrentamento realizadas pela UFRPE e assuntos relacionados.
A partir do mês de junho, com base no trabalho que já vinha sido desenvolvido por Grupos de Trabalho em diversas áreas, foi criada a Proposta de Plano de Funcionamento da UFRPE na Pandemia, que foi amplamente divulgada por meio de textos, cards didáticos, conteúdos nas mídias digitais e na Central de Informações no portal institucional, bem como a promoção de lives para cada tema. A equipe Ascom também fez parte do grupo de escrita e sistematização do material dos eixos de funcionamento, antes e após período de consulta pública.
Outro destaque foi a implementação específica do Período Letivo Excepcional (PLE), em suas etapas 2020.3 e 2020.4, coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) e divulgado amplamente pela Ascom, com materiais informativos, sistematização do FAQ junto à PREG, e Central de Informações no portal institucional.
Mesmo no período de pandemia, houve grande avanço no projeto de construção coletiva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI UFPRE 2021-2030), coordenado pela Pró-Reitoria de Planejamento, em parceria com a Ascom, que desenvolveu plano de comunicação para uma participação mais eficaz por parte da comunidade.
Um grande desafio foi a promoção da Feira de Profissões da UFRPE, principal evento de divulgação dos cursos da Instituição e realizado virtualmente pela primeira vez. Em Grupo de Trabalho junto à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, com apoio da Secretaria de Tecnologias Digitais, a Ascom construiu plataforma especial, hospedada no portal da UFRPE, contendo informações, vídeos, imagens e diversos materiais interativos sobre os cursos de graduação e técnicos, gerando grande envolvimento de estudantes, docentes, técnicos e coordenadore(a)s de cursos. A Feira também envolveu um dia inteiro de palestras e mesas virtuais, com apresentação e técnica da Ascom, e outro dia com salas de conversa virtuais organizadas pelas coordenações de curso.
O retorno da comunidade foi bastante interessante, e os dados mostraram que, somente nos dois dias de realização do evento, houve 5,1 mil visualizações das páginas da plataforma, com engajamento de 3,8 mil usuários.
Eventos
Tendo em vista a realização de inúmeros eventos nas plataformas virtuais, a Ascom foi solicitada para gerenciar técnica e estrategicamente diversos eventos, desde reuniões, palestras de setores, cursos, a exemplo de: Aula Inaugural, Colações de Grau, Debate de Candidatos à Prefeitura do Recife, Reunião dos Reitores com Deputados e Senadores sobre Obras no Cabo de Santo Agostinho, lançamento do Instituto Menino Miguel e duas entrevistas coletivas (na UFPE e na UFRPE) dos reitores sobre ensino remoto e impactos dos cortes orçamentários.
Relacionamento com a imprensa
Uma das formas de ampliar a comunicação da UFRPE com a sociedade é por meio do relacionamento com a imprensa, incluindo veículos de comunicação de massa e mídias independentes. Além do atendimento diário às solicitações de repórteres de todo o Brasil, a Ascom realiza de envio de sugestões para possível publicação midiática, por meio de reportagens de rádio, televisão, jornais, sites, entre outros espaços. Em 2020, foram publicadas pela imprensa pernambucana e nacional 374 matérias relacionadas à UFRPE, abordando ações da Instituição e/ou com a participação de professore(a)s, pesquisadore(a)s e estudantes sobre temas diversos de interesse da população.