Seminário debate problemas do campo e das cidades no Brasil

Será realizado, de 22 a 26 de agosto, o Seminário Internacional Curupiras, cuja temática será "Universidade e Territórios: diversidade de saberes para alternativas sociais". O evento é promovido pelo grupo de pesquisa “Curupira: colonialidades e epistemologias”, do qual participam pesquisadores da UFRPE e da UFPE.

O Seminário será desenvolvido em duas etapas. A primeira, sediada na UAG/UFRPE, em Garanhuns, vai de 22 a 24 de agosto. A segunda acontece no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE, em Recife. Palestras, mesas-redondas, grupos de trabalho, visita temática, entre outras ações, fazem parte da programação da iniciativa.

Pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras participam do Seminário, com destaque para nomes como Pedro Hespanha (CES - Universidade de Coimbra), Giulio Mattiazzi (Universidade de Pádua e Instituto Ítalo-Latino Americano), Paulo Peixoto (Universidade de Coimbra/CES), entre outros nomes.

As inscrições devem ser feitas diretamente no site do evento (www.curupiras.com). Os interessados em enviar trabalhos devem submeter o resumo até o dia 12 de agosto.

Informações: www.curupiras.com.

Sobre o evento

Graças a uma forte articulação entre academia e protagonistas do território pernambucano, o Seminário Universidade & Territórios: diversidade de saberes para as alternativas sociais realiza um conjunto de atividades didáticas e laboratoriais com o objetivo de recolher, elaborar e formular novas abordagens, metodologias e soluções para refletir sobre os principais problemas que passam o campo e a cidade no Brasil.

Temas da cultura, da política, da economia e da sociedade serão enfrentados objetivando a busca por soluções possíveis à crise, centradas no paradigma da transformação social. Economia e cultura política, direito à cidade, direito à saúde, direito à educação, direitos dos povos do campo, a questão étnica, de gênero e do meio ambiente serão temas ao centro da atividade que utiliza a abordagem da ecologia dos saberes e do diálogo intercultural, proposta por Boaventura de Sousa Santos.

O seminário terá três eixos convergentes no debate das alternativas, mas que, ao mesmo tempo, exigem também uma reflexão específica. Esses três eixos são:

1) Políticas integradas para a sustentabilidade do desenvolvimento local: redes, atores, territórios

2) Alternativas Possíveis: Educação, Diálogo de Saberes e Outras Epistemologias e

3) (R)existências e diversidades de saberes nas Cidades: Representação e Cultura Política.

Confira abaixo a programação.

[[{"fid":"1896","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":1485,"width":1053,"class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]