JavaScript não suportado

 

Servidor utiliza serviços da UFRPE para mudar de vida e vai correr na São Silvestre

Servidor Marcos Paulo fotografado na pista de corrida da UFRPE, em frente ao Prédio Central

Se o tema qualidade de vida está em alta no que se refere às discussões envolvendo pessoas em organizações públicas e privadas, a UFRPE vem acelerando os passos na caminhada pela saúde dos servidores. Exemplo forte – e agora bem mais forte! – dessa preocupação é o técnico-administrativo Marcos Paulo Castro, de 40 anos.

Com vinte e poucos quilos a menos e um tantão de disposição a mais, o servidor da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UEADTec/UFRPE) aproveitou os serviços e espaços do Campus Dois Irmãos para mudar de vida. Procurar o atendimento em Nutrição do Departamento de Qualidade Vida e o Programa Saúde do Servidor, do Departamento de Educação Física, foi o primeiro passo dado por Marcos, que passou do manequim 54 para o 46 e passou a se sentir com mais energia e disposição, não só no ambiente de trabalho, mas em casa e nas atividades que passou a realizar, como a corrida.

Antes e depois do servidor
Legenda

“Perdi meu pai para a obesidade, com 280 quilos, aos 62 anos. Minha mãe é diabética, e sempre convivi com esse fantasma em casa”, afirma Marcos. Mas a decisão final de se cuidar veio mesmo quando o filho, de 7 anos, disse que, ao crescer, queria ter uma barriga “igualzinha” a dele. “Decidi que, a partir daquele dia, ele teria o exemplo de um pai saudável”, lembra, orgulhando-se de que o filho e a esposa também começaram a participar de eventos de corrida.

A corrida acabou virando um hábito e um hobby para o servidor. Além de acompanhamento nutricional e do programa Saúde do Servidor, na Academia da UFRPE, Marcos passou a realizar pequenos trotes em torno do campo de futebol do campus, e hoje está a todo vapor. “Comecei a correr sozinho, mas, ao ser acompanhado na UFRPE, percebi a importância de orientação profissional. Acabei contratando assessoria de corridas e agora o processo está completo”, enfatiza.

A meta, para este ano, é correr na São Silvestre. Passagem comprada e inscrição feita, Marcos já sonha em fazer uma boa prova e balançar a bandeira da UFRPE na chegada. Para ele, a importância dos cuidados com a saúde melhoram e muito o desempenho no trabalho. “Passamos a nos sentir bem, e a Instituição ganha servidores mais bem dispostos. Por isso, espero que possamos formar uma equipe de atletas servidores, com mais incentivo e utilização mais ampla dos serviços e recursos da nossa Universidade”, sugere.

Servidor fazendo musculação na academia da UFRPEO apoio institucional, para o servidor, foi e é fundamental para o sucesso do seu projeto de saúde. “Sou muito grato à equipe da UEADTec e da UACSA, onde iniciei minha trajetória”, reconhece. 

Para o futuro, só mais esforço e determinação: Marcos pretende enxugar mais uns quilinhos e participar de seu primeiro triatlo em 2019. Até lá, permanece participando de diversas corridas e eventos desportivos e até arrisca vir trabalhar correndo de casa algumas vezes por semana. “Quero treinar sempre que puder, aproveitar o tempo e melhorar o desempenho”, diz.