Tarde Recifal promove conscientização e popularização da ciência

Professora Fernanda Duarte Amaral coordena o LAR há 23 anos

Há 23 anos as Tardes Recifais movimentam a UFRPE com conhecimento e informação. O mundo dos recifes de coral, tão rico e fascinante, vai sendo desvendado a cada edição deste evento promovido pelo Laboratório de Ambiente Recifais (LAR), coordenado pela professora Fernanda Duarte Amaral, do Departamento de Biologia. No dia 14 de dezembro foi realizada a sua 28ª Edição, com a participação de pesquisadores, estudantes e demais interessados na ecologia dos ambientes coralíneos.

Estudantes e comunidade participam da programação da Tarde Recifal

“Fazemos esse ciclo de palestras com o objetivo de difundir e destacar o recife de coral como ambiente importante que é. A intenção é fazer com que mais gente conheça, preserve e entenda um pouco dessa maravilha que são os ambientes recifais”, ressalta a Fernanda Duarte Amaral.

Nesta edição o tema escolhido teve como foco os cnidários, grupo de animais em que se inserem as medusas, caravelas, anêmonas, corais, entre outros. Durante o evento, a equipe do LAR e os pesquisadores convidados apresentaram uma série de estudos recentes diversificados.

“Buscamos nesse ano apresentar quais os temas mais atuais, relevantes, não muito explorados e sem tantos artigos publicados a esse respeito. Podemos dizer que são assuntos que estão na ‘crista da onda’ em relação às pesquisas sobre os ambientes recifais”, enfatizou a professora Fernanda.

Estudantes acompanham palestra
Palestras abordam pesquisas inovadoras sobre ambientes recifais

Entre as pesquisas, Cristiane Costa, a docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ministrou a conferência de abertura da tarde, apresentando as “Novidades sobre branqueamento de Zooxantelas”. A pesquisadora apresentou aspectos diversos sobre as doenças que afligem os corais decorrentes, em geral, das mudanças climáticas.

Os participantes também puderam conhecer o trabalho feito pela estudante Michelly Lira, bolsista PIC CNPq/UFRPE. Ela abordou os aspectos ecológicos e curiosidades sobre uma espécie de medusa, considerada imortal em virtude de características biológicas que possui. A discente ministrou a palestra Segredo da Imortalidade de uma Medusa", referente à espécie Turritopsis nutricula.

Igor Larré fala sobre bioacústica nos recifes
Os sons interferem no comporamento da fauna presente nos recifes

Igor Larré, estudante bolsista PIBIC/CNPq/UFRPE destacou aspectos relacionados aos sons que os animais emitem e ouvem nos ambientes coralíneos. Em sua palestra "Bioacústica dos ambientes recifais", o discente apresentou as possíveis mudanças de comportamento identificadas na fauna e que estão associadas aos ruídos, cantos e demais sons relacionados esses ecossistemas.

Durante a Tarde Recifal foram realizadas também as palestras "Microplásticos nos corais", ministrada por Marcos Matoso (bolsista PET Biologia); Sistemática Filogenética de Cnidários, apresentada por Débora Barbosa, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação; e "Novidades Urticantes dos 23 anos do LAR", pela professora Fernanda Duarte Amaral.

Além de ter uma programação científica e acadêmica, a Tarde Recifal do LAR tem o objetivo de interagir com o público não especializado. “A gente sempre fala numa linguagem simples, que todos os que venham consigam compreender bem. Queremos que as pesquisas cheguem à comunidade, cheguem na sociedade”, diz a coordenadora do LAR. Nesse sentido, a equipe do Laboratório já promoveu, por exemplo, trabalhos educativos em escolas, apresentações de teatro de fantoches para crianças, entre outras ações.

A programação incluiu ainda exposição de banners e de zooartesanato.

A Tarde Recifal também realizou uma ação de compromisso social, com a doação de alimentos não-perecíveis à campanha Natal Solidário da UFRPE. Os alimentos arrecadados pelos inscritos no evento.

Confira abaixo algumas imagens da 28ª Tarde Recifal.

Michelly Lira fala sobre medusa "imortal"

Michelly fala sobre medusa "imortal"

Fernanda Duarte fala sobre os 23 anos do LAR

Exposição de zooartesanato.