JavaScript não suportado

 

UAST realiza Semana do Peixe em Serra Talhada

A equipe do Curso de Engenharia de Pesca da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST/UFRPE), em parceira com o PET-PESCA-UAST e o Diretório Acadêmico de Engenharia de Pesca Carlos Guerra (DAEP), promovem, até a próxima sexta-feira (15/12), a Semana do Peixe de Serra Talhada. O evento tem como objetivo promover o consumo de pescado no município. 

Os discentes e docentes do Curso de Engenharia de Pesca realizam ações de incentivo e conscientização sobre o consumo de pescado, preços promocionais e valorização do setor em bares, restaurantes e supermercados, distribuindo folders com informações e tirando dúvidas da população.

Os estabelecimentos parceiros estarão identificados com o adesivo da Semana do Peixe e oferecem pratos à base de pescado com preços reduzidos. A ideia é mobilizar a população de Serra Talhada a procurar os estabelecimentos que possuem o adesivo e comprar seu peixe.

Benefícios do Consumo de Pescado - O pescado é um alimento que se destaca nutricionalmente quanto à quantidade e qualidade das suas proteínas, à presença de vitaminas A e D, minerais como o cálcio, fósforo, ferro, cobre, selênio e, principalmente, por ser fonte de ácidos graxos do tipo ômega-3, que proporciona a redução do risco de doenças cardiovasculares. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo de 12 Kg de pescado/hab/ano. Dentre os possíveis benefícios da ingestão de uma ou duas porções de peixe por semana, está o auxílio na redução do risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC), de depressão, do Mal de Alzheimer e de morte por doença cardíaca, além de ser importante nas fases iniciais do desenvolvimento humano.

O Curso de Engenharia de Pesca da UAST

Teve início em 2006 e, no momento, conta com 38 docentes distribuídos entre os ciclos básico e profissional, 175 alunos regularmente matriculados. Já formou 118 engenheiros de Pesca, que estão atuando em várias regiões do Estado, do País e do mundo. Atualmente recebeu nota máxima do MEC, com Conceito 5, o que o considera um Curso de Excelência.

A formação em Engenharia de Pesca é uma habilitação que integra a área das ciências agrárias e qualifica, em nível superior, profissionais para a intervenção técnico-científica em aquicultura, pesca e tecnologia do pescado, bem como em atividades de pesquisa e extensão na área de biotecnologia e demais serviços voltados à aquicultura e pesca e beneficiamento do pescado.

Durante todo o mês de dezembro, o PET-PESCA-UAST está com programação especial em comemoração aos seus cinco anos na UAST. No dia 14 de dezembro, haverá uma comemoração pelo Dia do Engenheiro de Pesca, pela nota 5 através da avaliação do MEC e pelos cinco anos do PET-PESCA.