UFRPE celebra 10 anos da Unidade Acadêmica de Serra Talhada

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) realiza, no dia 23 de agosto, a solenidade de comemoração dos 10 anos do início das atividades da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST). Fundado em 2006, no reitorado de Valmar Corrêa de Andrade, o campus da UFRPE no sertão pernambucano foi parte do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), criado no governo do então presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Atualmente a UAST oferta 9 cursos de graduação anualmente, num total de 720 vagas. São oferecidas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), os seguintes cursos: Bacharelado em Ciências Biológicas; Bacharelado em Ciências Econômicas; Bacharelado em Sistemas da Informação; Bacharelado em Agronomia; Bacharelado em Engenharia de Pesca; Licenciatura em Química; Licenciatura em Letras; Bacharelado em Administração; e Bacharelado em Zootecnia.

Na Pós-Graduação, a Unidade de Serra Talhada conta, desde 2011, com o Programa em Produção Vegetal, que oferta vagas de mestrado acadêmico em três linhas de pesquisa voltadas à produção vegetal no semiárido. A Unidade também possui o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação, que tem duas áreas de concentração: Ecologia, conservação e uso da biodiversidade de ambientes aquáticos; e Ecologia, conservação e uso da biodiversidade de ambientes terrestres.

A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, que na época da criação da UAST era pró-reitora de Ensino de Graduação, destacou que fundação de um campus no sertão foi importante para a Universidade e para a região. “Quando o plano de expansão universitária nos foi apresentado em 2004, poderíamos expandir a nossa Sede e ficar por lá e isso seria mais fácil. Mas nós não queríamos o fácil e foi por isso que viemos para o sertão. Hoje somos a única Instituição de Ensino Superior Federal com unidades em todas as microrregiões do nosso Estado”, ressaltou.

A reitora ainda destacou que a escolha foi feita pensando nas oportunidades que muitos moradores da região teriam em ter uma oportunidade de estudar em uma Universidade. “A escolha em trazer a UFRPE para a Serra Talhada se deu, também, pela chance que as pessoas teriam de estudar, pela primeira vez, em uma Ifes. Pessoas, que se não fosse esta Unidade, dificilmente poderiam ter esta oportunidade, por ser impossível, para muitos, conseguir ir para a capital estudar”, finalizou.

Katya de Sousa, Diretora Geral e Acadêmica da Unidade, destacou a principal característica daqueles que fazem a UAST: “Se eu tivesse que escolher uma palavra para definir todos os que fazem a nossa Unidade, escolheria resiliência. Apenas com a resiliência do sertanejo sofrido do sertão, cuja dura realidade não o impede de realizar sonhos, foi possível fazer da UAST o que ela é hoje”.

PROGRAMAÇÃO

A programação das festividades iniciou na semana passada, com a realização da Aula Inaugural 2016.2, realizada na nova quadra poliesportiva da Unidade. No dia 12/08, foram iniciados os Jogos Internos, que seguem até o dia 21/08, com a realização de diversas atividades esportivas. Na segunda-feira da próxima semana (22/08), um Jogo Comemorativo e Cerimônia de Premiação dão continuidade à programação. No dia 23/08, será realizada a Sessão Solene de Comemoração aos 10 anos da UAST. No dia 24 deste mês, será realizada uma Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Serra Talhada, com a entrega de títulos a representantes da UFRPE. Por fim, no dia 31 de agosto, um Missa em Ação de Graças dá encerramento à programação.

HOSPEDAGEM: A Direção da UAST, a fim de facilitar a estadia dos visitantes que desejarem participar das festividades, disponibiliza (anexo abaixo) uma lista de hotéis e pousadas em Serra Talhada. Confira a lista no anexo ao fim do texto.

[[{"fid":"1933","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":1077,"width":759,"class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]