UFRPE celebra centenário de Paulo Freire

A UFRPE, por meio de suas diversas representações, celebra, neste 19 de setembro de 2021, o centenário de Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira. A memória de um século do nascimento do pensador pernambucano, falecido em 1997, é comemorada em todo o país e em outros locais do mundo neste domingo. No Recife, a UFRPE leva o Boneco Gigante de Paulo Freire para evento festivo que reúne  diversas organizações e movimentos populares, durante a manhã, em frente ao Armazém do Campo, no Bairro do Recife.

O boneco gigante do célebre professor foi lançado no dia 30 de agosto, uma parceria com a Casa dos Bonecos Gigantes e Mirins de Olinda, em referência ao centenário do mestre. A festa também é a culminância da Jornada Comemorativa do Centenário Paulo Freire, organizada pelo Consórcio Pernambuco Universitas - UFRPE - UFPE, UPE, Católica, Univasf, IFPE, IFSertão – PE e Ufape - como uma diversidade de ações educativas, comemorativas e reflexivas sobre o pensamento do pensador pernambucano. Por meio das pró-reitorias de extensão das universidades, a Jornada, desde setembro de 2020, trouxe uma série de iniciativas para ampliar a visibilidade sobre o pensamento de Paulo Freire junto à sociedade e aumentar a compreensão da Extensão Universitária, baseada nos postulados freireanos, como um processo educativo e crítico de formação profissional e transformação da relação entre a universidade e a sociedade.

Diversos eventos remotos marcaram o ano do centenário de Paulo Freire desde o ano passado. Seminários e ações diversas promovidas pela UFRPE e pelas instituições de ensino do Consórcio Universitas se somam a iniciativas dos movimentos sociais e organizações. Entre as atividades está a outorga do título de Doutor Honoris Causa (in memoriam) a Paulo Freire pela UFRPE, que ocorrerá no próximo dia 11 de novembro. A honraria foi proposta pela Cátedra Paulo Freire da UFRPE, que também vem realizando atividades e rodas de diálogo nas comemorações do centenário.

Na Carta Aberta do Consórcio Pernambuco Universitas sobre a Jornada Paulo Freire, destaca-se o compromisso com a educação superior de qualidade e democrática, voltada para a formação profissional referenciada na realidade dos segmentos sociais populares e daqueles mais vulneráveis da sociedade. Para o grupo, Freire "intelectual e educador, reconhecido internacionalmente, é uma ferramenta teórico-metodológica e prática para a construção do diálogo, da amorosidade e humanização das pessoas".

"O que-fazer educativo de Paulo Freire gerou um enorme legado científico de resistência educativa contra todas as formas de dominação que se manifestam na atualidade em diversas sociedades, ao mesmo tempo em que seus escritos inspiram caminhos para construção da fraternidade, solidariedade e integração dialógica de diferentes áreas do conhecimento acadêmico e popular, que devem orientar a formação superior de modo indissociável, por meio do tripé ensino-pesquisa-extensão."