UFRPE e UFPE produzem podcast que promove diálogo entre academia e escolas da rede pública

no recreioEducação, história e conversa boa são os motes de um projeto que busca estreitar o diálogo entre a academia e escolas da rede pública de ensino. Lançado no início de setembro, o podcast “No Recreio” é um projeto de extensão da UFRPE e UFPE voltado a professores e estudantes da Educação Básica, que têm a oportunidade de interagir com pesquisadores de dentro e fora do país. Em sua primeira temporada, o No Recreio aborda em seus episódios o Bicentenário da Independência do Brasil – a ser celebrado em 2022 –, sempre numa linguagem acessível, dialógica e divertida.

De acordo com o professor Lucas Victor, do Departamento de Educação da UFRPE, um dos responsáveis pelo projeto, o No Recreio busca aproveitar um tipo de mídia que vem sendo cada vez mais no Brasil por diversas gerações e faixas etárias, o podcast. A partir desse formato, o projeto busca popularizar o conhecimento científico e aproximar a universidade do dia a dia das escolas.

“Escolhemos perguntas que emergem das salas de aula, as dúvidas dos professores e dos seus alunos. São assuntos tratados no cotidiano das escolas pernambucanas”, ressalta o pesquisador da UFRPE. Segundo Lucas, a partir dos questionamentos enviados, a equipe do no Recreio entra em contato com pesquisadores renomados de universidades brasileiras e estrangeiras, para que possam abordar o tema durante a participação no podcast.

Em seu primeiro número, o No Recreio teve como tema “Os insultos impressos na Independência”. Na ocasião, a professora historiadora Isabel Lustosa, do Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, respondeu a questões sobre o trabalho da imprensa no tempo da Proclamação da Independência. A pergunta foi formulada pelo professor Paulo Penna, que leciona no Instituto Princesa Isabel, em Paulista, e na Escola General Abreu e Lima, situada em Abreu e Lima.

A edição está disponível nas principais plataformas de streaming e pode ser ouvida por qualquer pessoa, via smartphone ou por meio do computador pessoal.

Nomes importantes na História como João Pimenta (USP), Lúcia Bastos (UERJ) e Kenneth Maxwell (Harvard) estão previstos para as próximas edições do No Recreio.

O professor Lucas Victor destaca que, apesar de o público-alvo prioritário do podcast ser a comunidade escolar da rede pública, um público mais amplo certamente vai se interessar em acompanhar o No Recreio. “Esse podcast é prioritariamente para professores, mas o público curioso também vai gostar”.

O No Recreio é um podcast mensal. O projeto conta com um site próprio, onde é possível conhecer melhor a proposta, a equipe do projeto, entre outras informações importantes. A previsão dos organizadores é que a primeira temporada conte com 10 episódios, sempre abordadando a temática do bicentenário da Proclamação da Independência.

Além de Lucas Victor, participam da equipe do No Recreio a professora Adriana Maria Paulo da Silva (UFPE) e André Matheus Santiado da Silva, discente da UFRPE.

Podcasts: comunicação com a sociedade e possibilidade profissional

Entre os aspectos relacionados à produção do No Recreio, o professor Lucas Victor chama a atenção para a importância de a academia a se apropriar das novas linguagens disponíveis para a comunicação com a sociedade. Nesse sentido, além das redes sociais como Instagram, Facebook, Tik Tok e YouTube, os podcasts vão se consolidando como uma linguagem cada vez mais consumida no Brasil e no mundo.

professor victor
Lucas Victor, docente da UFRPE

“Há canais de podcast fortes e com bastante presença nas plataformas de streaming. Há nas diversas plataformas, por exemplo, canais de História que fazem muito sucesso e tem uma grande audiência” destaca o pesquisador da UFRPE. “Eu mesmo escuto muito podcasts. Porque posso escutar quando quiser, na hora que quiser. Quando estou na cozinha, por exemplo, eu ligo e fico escutando os pocasts enquanto faço outras atividades. É uma mídia muito legal que pode ensejar outros tipos de aprendizagem” enfatiza Lucas Victor.

Além de diversão e compartilhamento de conteúdos importantes, os organizadores do No Recreio acreditam que os podcasts, assim com as novas mídias, podem e devem ser utilizados cada vez mais por professores e profissionais de educação de todos os níveis. Seja para o uso pedagógico ou para abrir novos caminhos de atuação profissional, os podcasts chegaram para ficar e devem seguir fazendo parte da vida de educadores e educandos nos próximos anos.

“Devemos formar professores também para atuar na produção de materiais e nesse diálogo com a sociedade. Esse diálogo precisa ser feito, sobretudo nesses tempos de negacionaismo, de fakenews generalizada. Precisamos ter gente boa e bem formada produzindo e divulgando informação de qualidade”, conclui o professor Lucas Victor.

Serviço:
Podcast No Recreio
Link no Spotify
Link no Apple Podcast
Próxima edição: primeira semana de outubro