UFRPE entre as 20 melhores federais do país, segundo avaliação do MEC

foto aérea ufrpe

Divulgado na última terça-feira (18/12) pelo Ministério da Educação (MEC), o resultado do Índice Geral de Cursos (IGC) colocou, mais uma vez, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) entre as principais instituições de ensino superior do Brasil. Ao obter conceito 4,0 no IGC e nota 3,5599 no IGC Contínuo, numa escala que vai de 1 a 5, a UFRPE figura como a segunda universidade mais bem avaliada de Pernambuco, a 5ª do Nordeste e a 20ª entre federais brasileiras.

Levando em consideração todas as universidades públicas (federais e estaduais), a UFRPE foi a 27º melhor classificada no ranking do IGC/MEC. Ao todo, 2.083 instituições de ensino superior foram avaliadas pelo MEC. A UFRPE ocupa o posto de 77º no ranking geral, que inclui além das universidades, centros universitários, faculdades, institutos, entre outras instituições públicas e privadas.

Os dados publicados pelo Instituto Anísio Teixeira/MEC se referem ao ano de 2017. Em 2016, a UFRPE também conquistou o conceito 4 no IGC. O Índice é um instrumento construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Ele sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. O IGC é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, imediatamente após a divulgação dos resultados do Enade.

Conceito Preliminar de Curso
Além do IGC, o MEC divulgou também os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC). Ao todo, 29 cursos de graduação da UFRPE foram avaliados, dos quais 18 receberam o conceito 4 (escala de 1 a 5) e 8 graduações atingiram a nota 3, além de 3 cursos com conceito 2.

De acordo com a professora Maria do Socorro de Oliveira Lima, Pró-Reitora de Ensino de Graduação, o bom resultado da UFRPE no CPC é resultado do trabalho em conjunto realizado em parceria com as coordenações de curso e com a comunidade universitária da Instituição. "Estamos muito felizes com esse resultado. Vamos seguir trabalhando para fortalecer ainda mais a nossa Universidade", ressaltou.

Conceito 4
Bach. Ciência Da Computação (Recife) - 4