UFRPE entre as melhores do país em ranking de pesquisas sobre Inteligência Artificial

ufrpe logo

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) é uma das instituições brasileiras que mais realiza estudos e pesquisa sobre inteligência artificial. Em ranking divulgado pela edição de maio da revista "Pesquisa Fapesp", a UFRPE ficou entre as 20 instituições de pesquisa com maior número de publicações científicas na área, ocupando a 19ª colocação.

Entre 2014 e 2018, A UFRPE publicou 114 trabalhos em periódicos científicos sobre Inteligência Artificial, entre instituições públicas e privadas do país. O ranking é liderado pela Universidade de São Paulo (USP), com 860 publicações, seguido pela Universidade de Campinas (Unicamp), com 395 pesquisas, e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que produziu 394 estudos.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRPE, professora Maria Madalena Pessoa Guerra, o resultado do levantamento mostra a qualidade do trabalho desenvolvido por pesquisadores e pesquisadoras da Instituição.

“É uma área de pesquisa relativamente nova na UFRPE. Nesse sentido, o resultado é um reconhecimento importante ao empenho dos nossos pesquisadores que atuam com essa área do conhecimento”, ressaltou a pró-reitora.

Segundo Madalena Guerra, o fato de a UFRPE figurar entre as 20 instituições mais produtivas na área da inteligência artificial em números absolutos, também destaca o compromisso dos pesquisadores e pesquisadoras com a produção científica em termos proporcionais.

“O número de docentes da UFRPE nessa área é bem menor que o das outras instituições presentes no ranking. Se esse comparativo fosse feito proporcionalmente, certamente estaríamos numa colocação ainda melhor”, afirmou. A pró-reitora ressaltou que, entre os programas de pós-graduação nessa área, o de Informática Aplicada iniciou suas atividades há menos de 10 anos, em agosto de 2011. "Esse resultado é muito expressivo. Mas temos muito a evoluir nos próximos anos", disse Madalena Guerra.

O levantamento foi realizado pela Coordenação de Indicadores CT&I e pela Gerência de Estudos e Indicadores da Revista Fapesp. Os dados se referem ao intervalo que vai de 2014 a 2018 e levou em conta publicações dos tipos "Article", "Proceeding Paper" e "Review", da área "Computer Science, Artificial Intelligence", listadas no Incites, esquema Web Science.

No cenário Internacional, o Brasil ocupa a 12ª colocação de produtividade científica em inteligência artificial. China, Estados Unidos e Índia, respectivamente, estão no topo do ranking produzido pela Fapesp.

Confira os dados do levantamento da Fapesp no arquivo em anexo abaixo.