UFRPE estabelece cooperação acadêmica com Universidade Católica Portuguesa

Foi assinada, nesta terça-feira (03/01), a Carta de Cooperação Acadêmica para a construção de uma parceria institucional entre a UFRPE e a Universidade Católica Portuguesa. O documento, rubricado pelo professor Marcelo Brito Carneiro Leão, vice-reitor da UFRPE, foi encaminhado à instituição lusitana para a finalização do processo de cooperação.

“A parceria valoriza o intercâmbio de saberes entre grupos de pesquisa; o intercâmbio de docentes, pesquisadores, técnicos e estudantes; a implementação de projetos conjuntos de ensino, pesquisa e extensão; a promoção de palestras e eventos científicos a promoção de atividades de formação de pessoal docente-pesquisador, técnico e estudante”, ressaltou Marcelo Brito Carneiro Leão, que também é coordenador do Núcleo Semente ( vinculado ao Departamento de Química da UFRPE), por meio do qual a parceria foi construída.

Além disso, a Cooperação Acadêmica com a Universidade Católica Portuguesa também possibilitará o “acesso em programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) de alunos da UFRPE, de acordo com as regras da Universidade Católica de Braga e da Universidade Católica de Lisboa; o incentivo à produção, desenvolvimento e registro de patente de softwares no Brasil e em Portugal; a co-orientação de alunos de graduação e de pós-graduação entre ambas as instituições de ensino”, enfatizou o vice-reitor.

Pela UFRPE, Marcelo Mendonça, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada, será o acadêmico responsável por fortalecer os laços de cooperação com a Universidade Católica Portuguesa. O professor José Gabriel terá a mesma atribuição por parte da instituição lusitana.

Segundo Marcelo Mendonça, a Cooperação Acadêmica abordará inicialmente as áreas de Comunicação e Computação, podendo ser ampliada para outras áreas posteriormente. “Certamente trará ótimos frutos para a UFRPE”, ressaltou o pesquisador.