UFRPE lança edital BEXT voltados a projetos de formação para segurança e soberania alimentar

A UFRPE, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), lança o Edital BEXT nº5/2020 – Formação para Segurança e Soberania Alimentar, a fim de selecionar propostas de projetos de extensão que atendam a demandas emergenciais no contexto da pandemia de Covid-19.

Será considerado o princípio das Ações Afirmativas, destinando um percentuual de 50% das bolsas aos Projetos de Extensão, em conformidade com aLei nº 12.711/12 e a Lei Nº 13.409/16, que determinam a reserva de 50% das suas matrículas aos alunos que se enquandram no sistema de cotas para o acesso no Ensino Superior Público Federal. Ao mesmo tempo, convoca-se a comunidade acadêmica, docentes e técnicos da UFRPE, a apresentar propostas de Projetos de Extensão Universitária a serem selecionados para vigência de outubro a dezembro de 2020.

A partir do Edital, a UFRPE se insere na Rede de Institutos Federais e Universidades Solidárias que compõe as iniciativas da Campanha Mãos Solidárias, que congrega diferentes Movimentos Sociais, a Arquidiocese de Olinda e Recife, a Santa Casa de Misericórdia, a Universidade Católica de Pernambuco, a Fundação Oswaldo Cruz, a Universidade Federal de Pernambuco, a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, a Universidade de Pernambuco, o Instituto Federal de Pernambuco e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Dentre as iniciativas do Mãos Solidárias, estão os Bancos Populares de Alimentos, que articulam organizações populares das periferias das cidades, produtores dos assentamentos da reforma agrária e da agricultura familiar constituindo uma rede de solidariedade ativa comprometida com processos educativos de organização social e de pessoas, particularmente mulheres, negros e pobres.

Confira o Edital em anexo.

Anexo:

Edital 05.2020 PROExC BEXT 2020.docx