UFRPE lança Edital do PIBIC/PIBIC-Af/PIC 2021-2022

O Instituto de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo, Internacionalização e Relações Institucionais (Instituto IPÊ/UFRPE), por meio da Coordenadoria de Gestão de Programas de Pesquisa e da Produção Científica e Tecnológica (CGPROD) do Núcleo de Pesquisa (NUPESQ), em conformidade com a Resolução Normativa nº 017/2006 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), torna público o Edital NUPESQ-IPÊ 03/2021, de abertura das inscrições ao(à)s interessado(a)s em concorrer a cotas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af) e do Programa de Iniciação Científica Voluntária (PIC). Os interessados poderão encaminhar propostas a partir do dia 15 de junho, e terão até o dia 02 de julho para confirmar participação no processo seletivo.

As propostas devem ser encaminhadas exclusivamente por meio eletrônico através do formulário de inscrição disponível no endereço http://sigexpress.com.br/pibic/orientador. Ressaltamos que o sistema estará recebendo inscrições a partir do dia 15 de junho.

Texto informativo sobre o PIBIC-Af

O PIBIC nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af) é um programa que tem como missão complementar as ações afirmativas já existentes nas universidades. Seu objetivo é oferecer aos alunos beneficiários dessas políticas a
possibilidade de participação em atividades acadêmicas de iniciação científica.

O principal requisito para o(a) aluno(a) concorrer dentro deste programa é ter sido beneficiário de política de ação afirmativa para ingresso no Ensino Superior. Em outras palavras, ter ingressado na UFRPE através de políticas afirmativas (cotas). Atualmente, a UFRPE reserva 50% das suas vagas de graduação aos estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salários mínimos per capita. Além disso, há proporção respectiva para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência na população de Pernambuco.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

● Ampliar a oportunidade de formação técnico-científica de estudantes, cuja inserção no ambiente acadêmico se deu por uma ação afirmativa para ingresso no Ensino Superior;
● contribuir para a formação científica de recursos humanos entre os beneficiários de políticas de ações afirmativas de qualquer atividade profissional;
● ampliar o acesso e a integração dos estudantes beneficiários de políticas de ações afirmativas à cultura científica;
● fortalecer a política de ação afirmativa existente nas instituições.

DURAÇÃO DA BOLSA

A bolsa terá duração de 12 (doze) meses (se implementada a partir do primeiro mês de vigência do processo institucional) com início em 1o de setembro.

BOLSA
A bolsa de Iniciação Científica para o estudante de graduação corresponde ao valor constante da Tabela de Valores de Bolsas no País.

Fonte: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/prog...

Confira os detalhes da seleção no edital e demais anexos abaixo.