UFRPE passa a contar com duas novas coordenadorias: Sustentabilidade e Gestão de Riscos

foto da fachada do prédio central da ufrpe. céu azul ao fundoA Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) conta com duas novas estruturas voltadas ao fortalecimento e profissionalização dos processos de gestão institucionais: a Coordenadoria de Gestão de Risco e a Coordenadoria de Sustentabilidade, ambas vinculadas à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan). De acordo com a pró-reitora de Planejamento, Carolina Raposo, a decisão de criação dessas estruturas é fundamental para levar a UFRPE ao mais elevado nível de atuação estratégica.

A Coordenadoria de Gestão de Riscos tem como finalidade orientar os processos de identificação, avaliação, tratamento, monitoramento e comunicação dos riscos das atividades da UFRPE. “Essa nova estrutura busca contribuir para o alcance dos objetivos institucionais, por meio da incorporação da visão de riscos como subsídio à tomada de decisões em todos os níveis da Instituição, é uma demanda dos órgãos de controle e uma necessidade dessa Universidade”, destacou a pró-reitora de Planejamento.

A criação da Coordenadoria de Sustentabilidade vem atender as demandas do Plano de Logística Sustentável (PLS), aprovado pela UFRPE em dezembro de 2017. O PLS reflete o interesse da gestão universitária na busca pela eficiência do serviço público, com redução de gastos, do impacto sobre o meio ambiente e mais racionalidade na utilização de recursos. A Coordenadoria de Sustentabilidade busca promover a implementação de práticas que promovam a sustentabilidade organizacional, possibilitando a execução de ações orientadas por valores, princípios e novas diretrizes.

“Há um conjunto normativo relacionado à temática da sustentabilidade, tais como IN 10/2012, Projeto Esplanada Sustentável, Decreto 7.746/2012, dentre outros, que estabelece obrigações e exige das equipes gestoras um compromisso formal com questões voltadas à sustentabilidade. Para tanto, criar um órgão voltado exclusivamente a questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável evidencia que UFRPE está consciente de seu papel transformador, assumindo a importância no desenvolvimento da Educação Superior”, enfatizou a gestora.

A Proplan

A Proplan é estratégica para a UFRPE, uma vez que é responsável por desenvolver políticas, programas, projetos e ações de articulação e cooperação para o aprimoramento da estratégia, do resultado institucional e consolidação de uma Universidade pública, gratuita, de qualidade e referenciada. A atuação da Proplan vem implementar o estágio de profissionalização dos processos de gestão.

Saiba mais: www.proplan.ufrpe.br.