UFRPE promove encontro de reitores e secretários em defesa da Educação

foto aérea da ufrpe

Com o objetivo de definir estratégias de ação conjunta para o fortalecimento da educação pública e a defesa das universidades públicas federais em Pernambuco, será realizado um encontro, nesta quarta-feira (08/05), às 10h, com representantes de instituições de ensino superior e da gestão de educação do Estado. A reunião será realizada na sede da Reitoria da UFRPE, no campus Dois Irmãos/Recife.

Confirmaram presença no encontro, além a reitora da UFRPE, Maria José de Sena, o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro; o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima; o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Falcão; o reitor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), pe. Pedro Rubens; o secretário de Educação de Pernambuco, Frederico Amâncio. A reitora do Instituto Tecnológico de Pernambuco (IFPE), Anália Keila Rodrigues Ribeiro, também é esperada no encontro.

A iniciativa da reunião partiu da reitora da UFRPE, professora Maria José de Sena, preocupada com o cenário dos cortes orçamentários em custeio e investimento, realizados pelo Ministério da Educação – na ordem dos 30% -, que comprometem diretamente o funcionamento das universidades federais em todo o país.

“Nós já vivenciávamos uma situação de contingenciamento nas universidades. Não há mais de onde cortar. Essa redução orçamentária praticamente inviabiliza o funcionamento das universidades. A sociedade precisa compreender a gravidade desse cenário”, enfatizou a professora Maria José de Sena.

De acordo com a gestora, o bloqueio orçamentário atinge diretamente o custeio e o investimento das universidades. Se mantida, a medida impossibilitará o pagamento de despesas com a manutenção, água, luz, segurança, compra de equipamentos. Esse cenário resultará na inviabilização de atividades de ensino, pesquisa e extensão nas universidades.

No encontro desta quarta-feira (08/05), serão discutidas entre os participantes o desenvolvimento de estratégias voltadas à sensibilização da sociedade sobre a importância das universidades federais. Serão temas da reunião, entre outros, ações que fomentem o diálogo com a sociedade; a ampla disponibilização e democratização de resultados de pesquisa e projetos de extensão; a organização de eventos popularização da ciência em espaços públicos; bem como o fortalecimento da articulação interinstitucional e o engajamento das comunidades universitárias.

Informações: 3320 6012