UFRPE promove observação astronômica para interessados em contemplar o eclipse solar do dia 21/08

o próximo dia 21 de agosto, ocorrerá um dos principais eclipses solares da história, e a UFRPE prepara uma tarde de observação astronômica para os interessados em acompanhar o evento, que, no Brasil, será parcial, entre as 16h28 e as 17h16.

A observação poderá ser feita no campo de futebol e no estacionamento do Departamento de Física do Campus Dois Irmãos da UFRPE, no Recife, já a partir das 14h. O astrônomo e professor da UFRPE Antônio Carlos Miranda coordena a ação, que disponibilizará telescópio e orientará os participantes para o acesso à observação do céu e noções de astronomia.

Também será encenada a peça Desvendando o Eclipse Solar, que explica os aspectos científicos e místicos do eclipse, organizada pela doutora em Ensino das Ciências e membro do projeto Énery Melo.

A iniciativa faz parte do projeto de extensão Desvendando o Céu Austral, por meio de ações articuladas, desde 2004, do Ministério da Educação, da Secretaria de Educação Superior e do Programa de Extensão Universitária (ProExt). Na UFRPE, ele está vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, sob o título Desvendando o Céu Austral: Ciência, Tecnologia e Inclusão Social e a coordenação do professor Miranda.

A fim de promover a inclusão social, a equipe utiliza estratégias de incentivar e despertar interesses em conhecer a história da ciência, em particular da astronomia em Pernambuco. Também visa a elevar a autoestima de professores e estudantes no sentido de sua formação e de suas participações, em atividades interativas em espaços não formais de educação para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da ciência, que desmitifiquem que aprender ciências e tecnologias é para poucos.

O grupo é integrado por estudantes bolsistas de extensão, estudantes voluntários da UFRPE e de outras instituições dos mais variados cursos de Graduação – Licenciatura em Pedagogia, Química, Oceanografia, Geografia, entre outros – e do ensino médio. Professores da Universidade de diversas áreas – Ensino de Física, Física, Educação e Letras – e técnicos também compõem a equipe.

PROGRAMAÇÃO PERMANENTE - As observações astronômicas são realizadas nas quartas-feiras, na UFRPE, e, aos domingos, no Observatório Astronômico da Torre Malakoff, no Bairro do Recife, além de eventos. O projeto também inclui a programação permanente de palestras, Oficina de Foguetes, Oficina de Constelações da Bandeira do Brasil, Turismo Astronômico, Teatro Científico-Experimental, entre outras ações.

Os principais parceiros da UFRPE no projeto são o Espaço Ciência, a Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine/UFPE), a Torre Malakoff/Fundarpe, o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), o Observatório Nacional (ON/RJ), o Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Clube de Astronomia Vega do IFPE/Campus Pesqueira e o Clube de Astronomia Noronha nas Estrelas.

[[{"fid":"3169","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":425,"width":770,"class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]