UFRPE realiza Seminário História Social da Cultura

O Programa de Pós Graduação em História Social da Cultura Regional (PGH) da UFRPE realiza, de 24 a 27 de março, o Seminário de História Social da Cultura, na Sala de Seminários do Centro de Ensino de Graduação (Cegoe), campus Dois Irmãos. O evento conta com a participação de pesquisadores de Pernambuco e de outros estados e terá em sua programação conferências, defesas de dissertação e mesas redondas sobre temas diversos.

Os interessados em participar devem realizar a inscrição no primeiro dia do evento, diretamente no local (Sala de Seminários, 2º andar do Cegoe). Os participantes terão direito a um certificado de atividades de 20 horas. A inscrição é gratuita.

O Seminário será uma oportunidade de reflexão sobre a história social da cultura. Além disso, o evento busca apresentar as preocupações e pesquisas desenvolvidas pelo PGH. “A programação terá a contribuição de pesquisadores externos e contará com uma participação importante dos professores e alunos do nosso Programa de Pós-Graduação. Quem comparecer será contemplado por uma programação bastante interessante e, ao mesmo tempo, poderá conhecer melhor pesquisas que desenvolvemos no PGH”, ressaltou o professor Ricardo de Aguiar Pacheco, um dos organizadores do evento.

Destaques

Entre os destaques, no dia 24/03, a partir das 19h, o pesquisador Tiago Cesar (Unicap) participa mesa redonda intitulada “O cotidiano prisional em um estabelecimento modelo do império: a Casa de Correção de Porto Alegre (1850-1888). Na mesma ocasião, o professor Welington Barbosa da Silva (UFRPE) aborda a temática “Política e Direitos Humanos: uma possibilidade (?).

No dia 25/03, a pesquisadora Sílvia Maria Favero Arend (UDESC) traz para o debate a seguinte discussão: “Já nas bancas! Nas páginas da Revista Veja meninos e meninas do Brasil (década de 1990). Na mesma mesa redonda, a pesquisadora Alcileide Cabral do Nascimento (UFRPE) realiza uma apresentação com o tema “Direitos igualitários entre homens e mulheres: Histórias e utopias dos Movimentos Feministas em Pernambuco (1900-1932); e a pesquisa docente Vicentina Maria Ramires Borba (UFRPE) aborda “Gênero, discurso e poder.

No penúltimo dia do Seminário (26/03), a pesquisadora Márcia Regina Romero Chuva (Unirio) ministra a conferência intitulada “Patrimônio Cultural e Pós-Colonialismo: repensando identidades”. O último dia do evento será dedicado a defesas de dissertação dos alunos do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura Regional da UFRPE.

O Seminário de História Social da Cultura é uma realização do PGH e do Laboratório de Estudos e Intervenções em Patrimônio Cultural e Memória Social (Lepam).

Clique aqui e confira a PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SEMINÁRIO.

Informações: telefone: www.pgh.ufrpe.br, secretaria@pgh.ufrpe.br ou www.facebook.com/pgh.ufrpe