JavaScript não suportado

 

UFRPE recebe debate sobre Plano Diretor do Recife

   

Neste ano de 2018 inicia-se o processo de revisão do Plano Diretor da Cidade do Recife, que, por lei, deve ser feita a cada dez anos. O Plano Diretor é a lei fundamental da política urbana, a base na qual se articulam temas tão diversos quanto o direito à moradia, o combate à especulação imobiliária, a mobilidade, a preservação do patrimônio histórico, o meio ambiente, saneamento etc. Sua revisão, segundo a Constituição e o Estatuto da Cidade, deve ser um momento amplamente participativo, em que a toda sociedade se reúne para discutir que cidade quer ter para os próximos dez anos. No entanto, vários atropelos no processo já apontam para o risco de não termos a participação necessária. 

Para debater a importância desse processo, seus riscos e como a universidade pode contribuir com a mobilização da sociedade por um Plano Diretor efetivamente democrático, é que propomos esse debate com a participação de três mulheres integrantes da Articulação Recife de Luta. A Articulação reúne mais de trinta entidades, movimentos e organizações em defesa de um processo de revisão realmente participativo e de propostas para uma cidade mais justa e inclusiva. 

O convite para este debate-mobilização se estende a todo corpo de docentes, técnicos e estudantes, mas também às comunidades vizinhas da universidade. 

Local: Sala de Seminários - 2º andar CEGOE
Data e Hora: Quarta-feira, dia 6 de junho de 2018 às 18h30 às 21:30h

Inscrições: recifeemdisputa.vpeventos.com

Será conferido certificado aos participantes no total de 3h

Convidadas: 

- Socorro Leite (Habitat para a Humanidade Brasil)
- Fernanda Carolina Costa (Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico)
- Mônica Oliveira (FASE) 

Mediação: 

- Leonardo Cisneiros (DECISO; Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa em Direito e Sociedade; Comunidade de Estudos Pesquisas e Ação em Direito à Cidade)