UFRPE regulamenta uso do nome social de transgêneros nos registros institucionais

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) comemora mais uma vitória pelo reconhecimento de direitos e contra o preconceito. Acaba de ser aprovada resolução, no Conselho Universitário, que regulamenta a utilização do nome social de transgêneros nos registros acadêmicos da Instituição.

A Resolução nº 21/2015, de 3 de março de 2015, foi instituída para garantir, de acordo com o texto, “a efetividade dos direitos humanos”, além de minimizar a discriminação no âmbito da Universidade. O documento, assinado pela reitora, Maria José de Sena, vale para todos os campi da UFRPE.

Entende-se por nome social o modo pelo qual os transgêneros desejam ser reconhecidos, identificados e denominados na sua comunidade ou meio social. A partir de agora, o nome social referente a servidor ou discente maior de 18 anos deve ser registrado oficialmente nos documentos da Universidade, mediante apresentação de Carteira de Nome Social ou, na ausência dessa, autodeclaração.

Acesse o documento em anexo.