UFRPE se destaca com conceito 4 no IGC e cursos são bem avaliados no Enade

Foi divulgado, na última quarta-feira (08/03), o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) referente ao ano de 2015. Foram avaliados cinco cursos da UFRPE, tendo o conceito subido em três deles. O bacharelado em Administração da Sede/Recife atingiu o conceito 5, nota máxima. Na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), o curso de Administração ficou com 4.

O bacharelado em Ciências Econômicas do Recife subiu de 2 para 3. Já o Bacharelado em Administração Pública, na modalidade Educação a Distância, que, na última avaliação, em 2012, ainda não tinha conceito, obteve a nota 3.

Na avaliação geral do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a UFRPE atingiu novamente o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), na escala de 0 a 5, o que coloca a Instituição entre as principais universidades do país.

O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior, levando em consideração a média dos últimos Conceito Preliminar de Curso (CPCs), a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES na última avaliação trienal disponível e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

Já o Enade é um indicador de qualidade que avalia o desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos no exame. Ele é divulgado anualmente pelo Ministério da Educação para os cursos que tiveram estudantes concluintes participantes do Enade, variando a cada edição.

Foto: Paulo Gusmão.