UFRPE terá reserva de vagas a pessoas trans nos cursos de mestrado e doutorado

foto do prédio central da ufrpeAs inscrições do processo seletivo para os cursos de mestrado e doutorado da UFRPE iniciam no dia 1º de outubro, conforme edital divulgado na última terça-feira (26/09), pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Gradução (PRPPG). Para este ano, uma das novidades da seleção é a reserva de vagas para pessoas trans, que passam a contar com uma cota específica nos diversos cursos ofertados.

A ação afirmativa foi construída com diálogo entre setores da UFRPE e de movimentos e grupos sociais. Em reportagem feita pelo portal LeiaJá, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRPE, professora Maria Madalena Pessoa Guerra, destacou a importância dessa ação. “Existia uma portaria do Ministério da Educação (MEC) em que a gente precisava de uma política de ações afirmativas. A gente criou uma comissão na universidade, foram feitas várias reuniões para entender a melhor forma [de respeitar essa política]. Depois de várias discussões e vendo outras resoluções de universidades, a comissão achou pertinente incluir também as pessoas trans nesse grupo, concorrendo a uma cota especial. A comissão passou mais de um ano trabalhando isso”, afirmou, em entrevista ao LeiaJá.

SELEÇÃO

As inscrições para o processo seletivo da pós-graudação se iniciam às 10h do dia 1º de outubro e seguem até as 23h59 do dia 29 do mesmo mês, devendo ser realizadas através da página www.editais.prppg.ufrpe.br. A taxa de inscrição custa R$50,00. Candidatos podem solicitar isenção do valor até o dia 15 de outubro.

São oferecidas um total de 401 vagas de Mestrado, distribuídas nos seguintes programas: Administração e Desenvolvimento Rural; Agronomia (Melhoramento Genético de Plantas); Biociência Animal;  Biodiversidade e Conservação; Biometria e Estatística Aplicada; Botânica; Ciência Animal e Pastagens; Ciência Animal Tropical; Ciência do Solo; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Ciências Ambientais; Ciências Florestais; Controladoria; Ecologia; Educação, Cultura e Identidades; Engenharia Agrícola; Engenharia Ambiental; Etnobiologia e Conservação da Natureza; Física Aplicada; Fitopatologia; Informática Aplicada; Medicina Veterinária; Produção Agrícola; Produção Vegetal; Química; Recursos Pesqueiros e Aquicultura ; Sanidade e Reprodução de Ruminantes; e Tecnologia e Gestão em Educação a Distância. Ao todo, 89 vagas são reservadas aos candidatos candidatos pretos, pardos, indígenas, com deficiência ou trans, além de 30 vagas extras exclusivas para os Servidores da UFRPE.

Além disso, são oferecidas 128 vagas de Doutorado entre os programas de Agronomia (Melhoramento Genético de Plantas); Biociência Animal; Biometria e Estatística Aplicada; Botânica; Ciência Animal Tropical; Ciência do Solo; Ciências Florestais; Engenharia Agrícola; Entomologia Agrícola; Etnobiologia e Conservação da Natureza; Fitopatologia; Medicina Veterinária; Química; e Recursos Pesqueiros e Aquicultura. Destas, 29 são reservadas aos candidatos candidatos pretos, pardos, indígenas, com deficiência ou trans, além de 14 vagas extras exclusivas para os Servidores da UFRPE.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O EDITAL DE SELEÇÃO.