JavaScript não suportado

 

Pernambuco será representado por alunos da UFRPE e da UFPE em evento da Fundação Nobel

Pernambuco será representado por alunos da UFRPE e da UFPE em evento da Fundação Nobel

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 06/04/2021 22:00 | Atualizado em: 07/04/2021 18:40

 (Foto: Reprodução/Redes Sociais)  
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Pela primeira vez no Brasil, a Nobel Prize Outreach (comunicação da Fundação Nobel) vai promover o evento “O valor da Ciência” com participação de dois ganhadores do prêmio Nobel e de estudantes de todo o país. Pernambuco será representado por dois alunos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a estudante de Jornalismo na UFPE Erirly Victória Ricarte e o doutorando em Recursos Pesqueiros na UFRPE Leandro Nolé. O encontro vai acontecer na quinta-feira (8), a partir das 10h com transmissão no YouTube do Nobel Prize.

 

O evento, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e o Instituto Serrapilheira,  pretende debater sobre a importância da ciência para a sociedade e também de políticas públicas baseadas no conhecimento científico; principalmente em tempos de crise, como o momento atual, e, assim, inspirar estudantes do Brasil a seguirem carreiras científicas.

 

De acordo com a programação, a primeira atividade do evento será um diálogo entre May-Britt Moser, laureada com o Prêmio Nobel de Medicina em 2014, e Serge Haroche, ganhador do Prêmio Nobel de Física em 2012. A segunda parte terá a participação dos estudantes da UFRPE em duas mesas-redondas com os ganhadores do Prêmio Nobel para um momento de perguntas e respostas.

 

“Estamos vivenciando uma precarização do nosso desenvolvimento científico e tecnológico. Além das graves reduções dos investimentos, existe um constante negacionismo político, o que certamente dificulta a situação. Se esse processo não for revertido, em breve teremos um êxodo de cientistas brasileiros para outros países mais desenvolvidos e certamente terá graves consequências sociais e econômicas”, compartilha Leandro Nolé, um dos selecionados no estado.

 

Na seleção, 90 universidades públicas, confessionais e privadas dos 23 estados e o Distrito Federal foram convidadas a selecionar dois alunos para representar a  pós-graduação e a graduação, totalizando 170 indicações. Desse total, 40 alunos foram selecionados para participar do evento. A escolha se deu pelo histórico científico, excelência acadêmica, e fluência na língua inglesa. O evento será conduzido em inglês, com tradução simultânea disponível. As inscrições podem ser feitas no site da ABC.