“Pode a educação operar a mudança? Que mudança? Paulo Freire combate a concepção ingênua da pedagogia que se crê motor ou alavanca da transformação social e política. Combate igualmente a concepção oposta, o pessimismo sociológico que consiste em dizer que a educação reproduz mecanicamente a sociedade.” (GADOTTI, Moacir. Prefácio. In: FREIRE, Paulo. Educação e mudança [recurso eletrônico]. 1ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013).
A Cátedra Paulo Freire da UFRPE promoverá mais um Grupo de Leitura, desta feita tendo como tema o livro “Educação e Mudança”. Este Grupo será realizado em dez encontros virtuais, que acontecerão nos dias 9 e 23/8; 6 e 20/9; 4 e 18/10; 1, 15 e 22/11; e no dia 6/12, sempre iniciando às 19h30, com uma hora e meia de duração cada encontro.
O Grupo de Leitura é um Projeto de Extensão, aberto a qualquer pessoa interessada, seja da UFRPE ou da sociedade civil. A participação em pelo menos 70% dos encontros dará direito a Certificado.
“Educação e mudança” tem como temática principal a mudança e a conscientização da sociedade, que é um gerador da prática teórica do autor, e o papel da educação neste processo. Escrito originalmente em espanhol e publicado pela primeira vez no Brasil em 1979, “Educação e mudança” coincide com o retorno de Paulo Freire ao país, após seu exílio forçado pela ditadura civil-militar brasileira.
Entende-se extremamente oportuna a leitura deste livro, sobretudo considerando o atual contexto sócio-histórico e político no Brasil e América Latina.
Para participar da atividade, as pessoas devem manifestar seu interesse enviando e-mail à Cátedra Paulo Freire da UFRPE (catedra.paulo.freire@ufrpe.br) até o dia 31 de julho de 2022, explicitando no assunto “Inscrição grupo de leitura”, e informando na mensagem nome completo e nº de telefone. São 40 vagas, que serão preenchidas considerando a ordem de chegada dos e-mails recebidos.