JavaScript não suportado

 

Admissão

A admissão aos cursos de graduação mantidos pela Universidade ocorre após a submissão a processos seletivos de ingresso - por meio de seleção baseada na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de ingresso Extra-Vestibular. 

Clique aqui para informações sobre ingresso, desligamento, disciplinas e matrículas (Departamento de Registro e Controle Acadêmico)

 

  • INGRESSO PELO ENEM 

A partir de 2009, o Enem passou a ser a etapa única de ingresso nos cursos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que não possui mais exame vestibular, conforme orientação do Ministério da Educação (MEC). 

Após a divulgação das notas nacionalmente, os aprovados podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), onde são disponibilizadas as vagas da UFRPE nos seus diversos cursos de graduação.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC) - órgão responsável pelo exame -, o Enem consiste em prova com 180 questões, divididas em quatro eixos de conhecimento: Linguagens (incluindo redação), Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

No SiSU 2015.1a UFRPE ofereceu um total de 3.240 vagas para matrícula nas duas entradas deste ano. Na edição do segundo semestre do SiSU, a UFRPE irá oferecer mais 300 vagas para os cursos de engenharia da Unidade Acadêmica de Santo Agostinho (UACSA) 

 

  • INGRESSO EXTRA-VESTIBULAR 

Além por meio da nota d ENEM, a UFRPE conta com mecanismos que permitem o ingresso de alunos, em outras modalidades de acesso, duas vezes ao ano, em datas previstas e com editais publicados pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), nos quais são divulgados quais os cursos têm vagas disponíveis para este acesso. Este ingresso pode ser das seguintes formas: 

REINTEGRAÇÃO- Após ter perdido o vínculo com a Universidade, o aluno que tenha se evadido há menos de 5 anos poderá requerer a reintegração, uma única vez, no mesmo curso (inclusive para colação de grau), desde que tenha condições de concluir o curso dentro do prazo máximo permitido (considerando o prazo do vínculo anterior e o que necessitaria para integralização do currículo) e que não possua 04 ou mais reprovações em 1 ou mais disciplinas. 

REOPÇÃO - O aluno regularmente matriculado e ingresso na UFRPE através de Vestibular que esteja insatisfeito com o seu curso poderá se submeter à transferência interna para outro curso de Graduação da UFRPE, de uma área de conhecimento afim ao seu de origem, de acordo com a existência de vagas no curso pretendido, desde que tenha cursado, no mínimo, 40% do currículo original do seu curso e que disponha de tempo para integralização curricular, considerando os vínculos com o curso anterior e pretendido. 

TRANSFERÊNCIA - A Universidade recebe alunos de outras Instituições de Ensino Superior, vinculados a cursos reconhecidos pelo CNE, que desejam continuar o curso iniciado ou ingressar em curso de área afim, que estejam com vínculo ativo ou trancado com a Instituição de origem, que tenham condições de integralizar o currículo dentro do seu prazo máximo, considerando o prazo na outra Instituição de Ensino Superior e o que necessitaria cursar na UFRPE e que não possuam 4 reprovações em disciplina (s) no seu vínculo anterior. Salvo nos casos de transferência ex-officio (que independem de vagas), é necessário, para ingresso, que o curso tenham vagas ociosas. 

PORTADOR DE DIPLOMA - Os portadores de diploma de curso superior pleno, reconhecido pelo CNE que desejam fazer outro curso superior na UFRPE, podem também requerer o ingresso, desde que sobrem vagas no curso desejado, após o preenchimento pelas demais modalidades.