[Agora PE] Alunos pernambucanos apresentam reflexões acadêmicas sobre o patrimônio cultural no Cape

O encontro aconteceu no último sábado (20), no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco, no Recife Antigo

Como parte da programação da 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, a Secult-PE/Fundarpe promoveu, no último sábado (20), o “6º Encontro – Reflexões Acadêmicas sobre o patrimônio cultural: produção dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Arqueologia, Gestão Ambiental, História, Museologia e Turismo”, que reuniu um público de cerca de 60 pessoas. no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco (Cape), localizado no Bairro do Recife. Professores e alunos das principais instituições de ensino do Estado estiveram presentes: Damas, Unifavip, Esuda, UFPE, UFRPE, UNICAP e IFPE. No encontro, eles apresentaram trabalhos de pesquisa e graduação sobre diversas temáticas que envolvem o Patrimônio Cultural de Pernambuco. O encontro teve início às 9h30 e terminou por volta das 13h, com um acalorado debate sobre a transversalidade das pesquisas em torno da temática do Patrimônio Cultural de Pernambuco e a ampliação da discussão com o envolvimento dos estudantes e professores dos cursos convidados.

As professoras doutoras em História da UFRPE, Suely Luna e Caroline Borges ministraram a palestra de abertura do evento, com a apresentação do projeto de intitulado: “ESCAVAÇÕES ARQUEOLÓGICAS NO SÍTIO DO PILAR, RECIFE (PE)”. De acordo com a professora Suely Luna, cerca de 120 esqueletos humanos já foram encontrados no cemitério que fica no entorno da comunidade do Pilar.

Na sequência, os alunos de cada instituição inscrita no encontro acadêmico tiveram cerca de 15 minutos para explanação dos projetos defendidos na graduação. A aluna de Arqueologia, da UFPE, Jade Mayer Calife, abriu a série de apresentações com o projeto “Diagnóstico do estado de conservação do Sítio Arqueológico Pedra da Figura, em Taquaritinga do Norte, Pernambuco”. Logo depois, foi a vez das representantes do curso de Gestão Ambiental do Instituto Federal de Pernambuco – IFPE, Maria de Souza e Vanessa Ferreira, com o trabalho de graduação intitulado: “Diálogos da cultura com a natureza”.

Danilo Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

Mais de 60 pessoas, entre alunos e professores, compareceram ao evento

Representando o curso de História da UNICAP, os estudantes Raquel Simões e Cely Monique falaram sobre o Patrimônio Vivo de Pernambuco com o projeto: “Histórias Desenhadas: Memória E Visualidade Nas Xilogravuras De J. Borges”. Em seguida, foi a vez da aluna do curso de Museologia da UFPE, Manuela Caroline da Silva nos relembrar as vítimas da Covid-19, com o trabalho “Objetos e pandemia: Rastros materiais e musealização doméstica no contexto da pandemia da Covid-19 em Recife e Região Metropolitana”. O TCC do curso de Turismo do IFPE, produzido pela estudante Sara Eunísia, abordou o olhar sobre as mulheres negras na cena cultural do Recife e Região Metropolitana.

A segunda parte da atividade foi dedicada aos projetos de graduação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo. “Nos últimos cinco anos, o encontro promovido pela Semana do Patrimônio teve como foco apenas os alunos de Arquitetura e Urbanismo. Neste ano, decidimos inovar a ação e ampliar a discussão sobre a preservação do patrimônio cultural incluindo novos olhares e novas perspectivas de diálogo, por isso outros cursos foram convidados”, afirma a Coordenadora da Semana do Patrimônio, Renata Echeverria.

A primeira instituição a apresentar o TCC de Arquitetura e Urbanismo foi a Uninassau. Os estudantes, Sabrina Coelho, Beatriz Allana e Pietra Cantanhede apresentaram o trabalho “Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti, intervenção no Forte Castelo do Mar”; pela Faculdade Damas falou a aluna Stephanie Rocha, apresentando o paper “A Torre da TV Manchete em Olinda: um patrimônio em risco”; pelo ESUDA, participaram os alunos Caio César Rocha e marcos Lins, com o TCC: “Proposta de intervenção e restauro da antiga Escola Normal Pinto Júnior, Bairro da Boa Vista, Recife/PE”; pela UNIFAVIP/Wyden, o projeto de graduação foi “Inventário do Conjunto Urbano da Região da Rua do Comércio de Lagoa dos Gatos (PE)”, apresentado pela estudante Maísa Albuquerque e o encerramento ficou por conta da aluna da Unicap, Júlia Santana, com o trabalho “Recentrar o centro: uma carta de urbanização para a Guararapes”.

Disponível em: https://agorape.blog.br/2022/08/22/alunos-pernambucanos-apresentam-refle...