O resgate de algumas brincadeiras antigas que podem ser realizadas em casa, durante o isolamento social, é o foco da atividade de extensão Brincadeiras de Antigamente, realizada e divulgada por servidores da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFRPE, por meio da Coordenação de Comunicação, Arte e Cultura (CCAC).
O objetivo principal da atividade é contribuir com os pais em suas ações diárias com os filhos, durante o isolamento social, rememorando algumas brincadeiras que vivenciaram na infância. As brincadeiras são apresentadas por meio de vídeos curtos gravados por alguns servidores da Proexc e divulgados entre as crianças que participam dos projetos de Extensão Escola de Música Naná Vasconcelos e Barbatanas da Rural, além do público em geral, por meio do Instagram e Facebook da Proexc e do canal do Youtube UFRPE - Proexc.
Brincadeiras de Antigamente - Módulo 1
A atividade foi dividida em três módulos e cada um apresenta três brincadeiras antigas. O primeiro módulo trouxe o Telefone de lata, Stop e Jogo da velha, e foi realizado pelas técnicas em Assuntos Educacionais da Proexc Raissa Colaço e Rogéria Rodrigues. Além de apresentarem a brincadeira, os vídeos ensinam a fazer o brinquedo, como no caso do telefone de lata.
Por meio da atividade pretende-se também envolver servidores de outras áreas da Universidade, englobando um grande número de brincadeiras de antigamente para serem socializadas como forma de contribuir com as famílias que têm filhos pequenos e enfrentam os desafios do momento atual. O recebimento de diversos feedbacks positivos dados pelos pais que acessaram os vídeos ratificou a importância de ações similares junto à sociedade.
De acordo com os envolvidos na atividade de extensão, a experiência oportunizou diversas reflexões sobre o momento singular que estamos vivendo e a necessidade de nos adequarmos a novas situações, contribuindo com o trabalho extensionista e resignificando o papel da extensão no contexto atual.
Acesse os vídeos nos links abaixo: