De que forma a comunidade acadêmica lida com a questão da depressão e do suicídio? Trazer à cena o sofrimento psíquico no campo acadêmico é dar voz ao mal-estar silencioso que acomete alunos(as) e servidores(as) e, com isso, descortinar preconceitos ligados aos transtornos causados pela depressão.
Nesse sentido, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), preocupada com o crescimento significativo de casos de depressão nas universidades, busca abordar a temática por meio da Conferência “Depressão e suicídio na universidade: corpos e mentes fragmentados”, discutindo o papel da Universidade frente a esse sintoma social que é a depressão.
A Conferência será realizada no dia 24 de novembro, na sala 07 do Ceagri II, campus Dois Irmãos, das 8h30 às 12h.
Para a pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Socorro Lima, “é urgente trazer esse debate para o espaço acadêmico para construirmos estratégias que venham a auxiliar os(as) nossos(as) estudantes nessa fase decisiva de suas vidas que é a formação universitária. (Re)conhecer os ‘tempos’, as ‘individualidades’ e as ‘singularidades’ de cada aluno(a) é um princípio de nossa Pró-Reitoria”.
Conferência: “Depressão e suicídio na universidade: corpos e mentes fragmentados”
Palestrantes:
* Letícia Lanz – Socióloga, Psicanalista e Ativista
* Prof. Dr. João Luís da Silva – Doutor em Saúde Pública (USP) / Docente do curso de Medicina da UFPE.
Mediador: Prof. Dr. Natanael Duarte de Azevedo – Doutor em Letras (UFPB) / Docente da UACSA/UFRPE
Público-alvo: docentes, servidores técnico-administrativos, discentes de graduação e pós-graduação