JavaScript não suportado

 

Curso de Engenharia de Pesca UAST é reconhecido com nota máxima pelo MEC em avaliação in loco

O curso de Engenharia de Pesca da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST/UFRPE) acaba de ser reconhecido como excelente, obtendo a nota máxima – 5,0 – após avaliação in loco do Inep/MEC. A graduação passou de 4 para 5 desde o último ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e entra para a história da Instituição como o primeiro curso a ser reconhecido com excelência pelo sistema in loco, mérito concedido apenas a graduações com perfeitas condições em projeto didático-pedagógico, infraestrutura e corpos docente e técnico.

“Imaginem o desafio de contextualizar um curso de Engenharia de Pesca no Sertão do Pajeú e conseguir a excelência para esse curso”, comemora a pró-reitora de Ensino de Graduação da UFRPE, professora Socorro Lima. De acordo com a gestora, o resultado se deve principalmente à toda a reestruturação pedagógica do curso, bem como a consolidação de investimentos em infraestrutura, a exemplo dos laboratórios de ensino.

Os instrumentos que subsidiam a produção de indicadores de qualidade e os processos de avaliação de cursos desenvolvidos pelo Inep são o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e as avaliações in loco realizadas pelas comissões de especialistas. No caso de Engenharia de Pesca, para o qual não há Enade, é ainda maior o peso do procedimento in loco. Na avaliação do Enade, os cursos da UFRPE já vinham alcançando excelência e outros bons conceitos nos últimos anos.

Durante a avaliação para renovação de reconhecimento, para o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC), os especialistas visitam as instalações, sabatinam servidores e estudantes, bem como realizam uma série de processos investigativos, a fim de comprovarem as informações anteriormente fornecidas pelas instituições de ensino por meio de um complexo formulário.

Com o resultado, que já vinha sendo esperado após grandes investimentos pedagógicos e estruturais realizados pela administração superior da UFRPE, inaugura-se um novo ciclo de consolidação e ampliação de avaliações positivas no que se refere às graduações, assim como nos programas de pós-graduação. “Agradecemos ao esforço de toda a equipe envolvida no processo de reconhecimento, e ressaltamos que investir no pedagógico é a melhor escolha para o ensino de qualidade”, afirma a pró-reitora.