Departamento de Matemática implementa projeto de apoio às disciplinas iniciais de matemática

O Departamento de Matemática da UFRPE (DM), realizou um projeto de ensino minicursos de matemática básica durante a primeira semana do segundo semestre de 2021. Objetivando o direcionamento para melhoria dos principais tópicos de matemática básica, os minicursos foram organizados em quatro temas: Funções Elementares (2 turmas), Frações, potenciação e radiciação (1 turma); Equações e Inequações (2 turmas); Trigonometria (1 turma).

Os minicursos foram centrados nas principais dificuldades destacadas pelos professores do Departamento de Matemática, que comandaram as disciplinas iniciais (Cálculo NI e NII, Cálculo Diferencial e Integral I).

O projeto, elaborado pela comissão de ensino do DM, contou com a adesão dos cursos de Bacharelado em Administração, Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Tecnologia em Aquicultura. Os minicursos contaram com 3 horas de duração (cada) e foram revisados conceitos básicos da matemática, com resolução de exercícios, buscando atenuar a defasagem no conhecimento em relação aos conteúdos basilares que a maioria dos alunos possui ao ingressar no ensino superior.

O projeto buscou contribuir para o desenvolvimento dos estudantes que estão nos períodos iniciais dos cursos, proporcionando o apoio necessário para que possíveis dificuldades nas disciplinas de matemática sejam minimizadas, para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de futuras práticas docentes dos alunos colaboradores (monitores vinculados ao departamento).

“Nesta nossa primeira ação, nos informamos com os demais professores do DM sobre as principais dificuldades encontradas por alunos de primeiros períodos das disciplinas Cálculo NI e Cálculo NII. Com base nisso, juntamente à supervisão de área, fizemos contato com os coordenadores de curso até finalizarmos uma proposta inicial. Posteriormente, junto com os monitores, desenvolvemos todo um material de apoio para sanar grande parte dessas dificuldades identificadas. Nossa perspectiva agora é consolidar o minicurso com melhorias, após essa primeira execução, expandindo com a contemplação de outros cursos", destacou  a Comissão de Ensino do DM, em relação ao evento.