Entre os dias 27 e 30 de junho deste ano, a Universidade Estadual da Paraíba foi palco do VII Encontro de Matemática Pura e Aplicada (VII EMPA), um evento de grande relevância para a área no Nordeste. Com uma ampla programação e a presença de renomados profissionais, o EMPA promete fomentar o intercâmbio científico entre estudantes e pesquisadores ativos do estado da Paraíba e de outros estados do Brasil, incentivando, desta forma, o envolvimento de estudantes e professores de Matemática e Áreas Afins a participarem de atividades que venham a contribuir para a melhoria de sua qualificação, formação científica e profissional.
Dentre os docentes do Departamento de Matemática da UFRPE que prestigiaram o evento, destacam-se os nomes Anete Soares Cavalcanti, Fabiano Barbosa Mendes da Silva e Lorena Brizza Soares Freitas, que foram convidados a apresentar palestras no evento, reconhecendo assim a excelência e o compromisso da UFRPE com o desenvolvimento da Matemática e sua relevância no campo acadêmico.
A professora Anete Soares Cavalcanti, especialista em Mecânica Celeste, Geometria e Topologia, apresentou a palestra intitulada “Era uma vez o Cálculo Variacional: dos primórdios da existência até aplicações à Mecânica Celeste”, onde além de abordar o desenvolvimento do Cálculo Variacional desde seus primórdios, trouxe aplicações mais recentes dessa área através de alguns exemplos de órbitas periódicas no problema de n-corpos com simetria, cuja prova da existência das mesmas é demonstrada com Métodos Variacionais.
Já o professor Fabiano Barbosa Mendes da Silva, especialista na Área de Matemática Aplicada e Tomográfica Gama, abordou em sua palestra o tema “Uma abordagem geométrica para o problema de análise de ativação de raios gama prontos através de nêutrons (PGNAA) em fluidos multifásicos”. Sua apresentação foi uma contribuição significativa para a compreensão desse fenômeno complexo. Durante sua palestra, o professor Fabiano explicou que, para a determinação de frações em peso das substâncias presentes em um fluido multifásico, foi realizada uma PGNAA e aplicado o método MCLLS. No entanto, devido às características específicas do problema físico, o uso desse método torna-se desafiador. Consciente dessa dificuldade, o professor propôs um método de regularização do tipo Tikhonov, levando em consideração as particularidades do problema.
Com especialidade em Equações Diferenciais Parciais, a professora Lorena Brizza Soares Freitas trouxe em sua palestra o tema “Um passeio pela teoria bicentenária de Fourier e aplicações”, com o objetivo de abordar a história da Análise de Fourier e suas aplicações nos dias de hoje, como a construção de imagens através de epiciclos em Python através da formulação discreta da Transformada de Fourier.
Além das palestras ministradas pelos docentes convidados, alguns discentes do Curso de Licenciatura em Matemática da UFRPE também tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos de pesquisa durante o VII EMPA através de pôsteres. Com grande entusiasmo, eles compartilharam seus estudos nas diversas áreas da Matemática, enriquecendo o evento com sua participação ativa e mostrando o comprometimento e a excelência acadêmica do corpo discente da UFRPE.