JavaScript não suportado

 

Engenharia Hídrica - Belo Jardim

Atento às demandas sociais, econômicas e culturais de Pernambuco e, em especial, da Região do Agreste do referido estado, a UFRPE através da Unidade Acadêmica de Belo Jardim – UABJ,cria o curso de Bacharelado em Engenharia Hídrica. O curso irá permitir uma dupla titulação ao estudante ingressante: Bacharel em Engenharia Hídrica e Tecnólogo em Gestão de Recursos Hídricos. Além disso, sua proposta pedagógica orienta-se por uma concepção ativa dos processos de ensino e aprendizagem, incorporando metodologias que incentivam a criatividade e autonomia dos estudantes. Neste sentido, destaca-se o ensino híbrido e a realização de projetos interdisciplinares por meio da Problem Based Learning – PBL em diferentes etapas do curso.

OBJETIVO GERAL

Formar bacharéis aptos a conhecer, analisar, avaliar e atuar de forma consciente e crítica os recursos hídricos, levando em consideração os contextos sociais, culturais, históricos, econômicos, e geopolítico da sociedade em questão, bem como os fins e valores necessários ao desenvolvimento sustentável.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Estimular, ao longo do curso, a criticidade, a criatividade, o trabalho multidisciplinar, iniciativa e liderança, dentre outras atitudes;
  • Incentivar a criação e o fortalecimento de uma cultura de desenvolvimento de soluções e serviços no Nordeste, e mais especificamente do estado de Pernambuco;
  • Produzir conhecimento técnico e científico para as organizações da região por meio de parcerias com empresas locais, ONGs, instituições públicas/privadas, e projetos de pesquisa e de extensão, que exaltem a capacidade produtiva dos profissionais da região;
  • Formar profissionais capacitados para exercer a profissão de Engenheiro Hídrico e de Tecnólogo em Gestão de Recursos Hídricos, respeitando os princípios éticos e científicos que comandam a profissão;
  • Formar profissionais conscientes da necessidade de contínua atualização profissional.

CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Bacharelado em Engenharia Hídrica

  • Empresas de consultoria;
  • Agências de regulação;
  • Órgãos ambientais;
  • Empresas de saneamento;
  • Empresas de engenharia para a construção de barragens;
  • Centrais hidrelétricas;
  • Companhias de transporte fluvial;
  • Instituições de ensino;
  • Comitês de administração de bacias hidrográficas;
  • Centros de Pesquisa e IES.

Tecnólogo em Gestão de Recursos Hídricos

  • Cooperativas e associações;
  • Empresas de planejamento;
  • Desenvolvimento de projetos;
  • Assessoramento técnico e consultoria;
  • Empresas do setor agropecuário;
  • Organizações não governamentais;
  • Órgãos públicos;
  • Institutos e centros de pesquisa;
  • Instituições de ensino.

ESTRUTURA CURRICULAR

O curso de Bacharelado em Engenharia Hídrica será na modalidade presencial e funcionará em período integral, com 80 (oitenta) vagas anuais e 40 (quarenta) por semestre e com duas entradas em cada ano letivo. Os conteúdos de formação serão apresentados em componentes curriculares com 30, 45, 60 horas/aulas semestrais. O curso funcionará na Unidade Acadêmica de Belo Jardim, e o Bacharelado em Engenharia de Hídrica será desenvolvido em 10 períodos (5 anos), totalizando 4.120 horas /aula, permitindo-se um prazo máximo de 18 semestres para a conclusão do curso. Já o Tecnólogo em Gestão dos Recursos Hídricos, será desenvolvido em 6 períodos (3 anos), totalizando 2.640 horas/aula, com um prazo máximo de 11 semestres para a conclusão do curso.

A organização curricular do curso de Engenharia de Hídrica permite que o aluno, uma vez ingressado no Bacharelado e após ter cumprido a carga horária mínima de 2.640 horas, obtenha o título de Tecnólogo em Gestão de Recursos Hídricos, considerando a matriz curricular específica. Para obtenção do título em Bacharel em Gestão de Recursos Hídricos o aluno deverá cumprir uma carga horária total de 3955 horas, não sendo obrigado a cumprir a carga horária de 165h do ESO do Tecnólogo. O estudante que interromper o bacharelado terá um prazo máximo de até 2 (dois) anos para retornar à Instituição e concluir a segunda titulação. Para a segunda titulação do Bacharelado se faz necessário cumprir toda a matriz curricular do curso de tecnólogo e obter uma carga horária total de 4.120h.

A carga horária mínima do ESO será de 165 (cento e sessenta e cinco) horas no Tecnológico e 180 (cento e oitenta) horas no Bacharelado. Serão obrigatórios, ainda, os componentes curriculares Introdução ao Trabalho de Conclusão de Curso e o TCC, estes dois últimos, exclusivos para o Bacharelado.

METODOLOGIAS DO ENSINO E APRENDIZAGEM

O ensino híbrido representa uma quebra de paradigmas em direção a uma proposta de inovação mais alinhada com os avanços tecnológicos de uma sociedade pós-moderna. Pensar, portanto, o ensino híbrido significa organizar estratégias metodológicas utilizando atividades presenciais e a distância em plataformas on-line, empregando Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), e off-line, nos momentos de interação com colegas e/ou com o professor/tutor.  Nessa perspectiva, seja presencialmente ou à distância, o estudante compartilha de espaços interativos e integrativos de aprendizagem. São exemplos de uma abordagem híbrida do ensino presentes no curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental (BACICH; NETO; TREVISANI, 2015):

  • Sala de aula invertida;
  • Rotação por estações;
  • Laboratório rotacional;
  • Rotação individual.

O curso de Bacharelado em Engenharia Hídrica oportunizará aos alunos o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, no quinto e nono períodos. Cada um dos componentes curriculares denominados de “Projetos Interdisciplinares” terá a carga horária total de 45 (para Tecnólogo e Bacharelado) ou 60 horas (para Bacharelados) e adotará a metodologia de aprendizagem baseada em projetos (Project Based Learning – PBL), que tem por base a investigação como ponto de partida para a aquisição e integração de novos conhecimentos. Ele valoriza os conhecimentos prévios dos alunos, estimula o desenvolvimento das competências transversais, favorecendo a capacidade crítica de análise e construção de soluções para as situações-problema (BARROWS, 1986).  Além disso, desenvolve a habilidade de saber avaliar as fontes utilizadas na investigação, bem como estimula o trabalho em equipe (SOUZA e DOURADO, 2015)

Turno: Manhã e Tarde

Duração: 5 anos

Vagas: 40 por semestre