Estudante de graduação da UFRPE publica artigo na Nature

O artigo foi publicado no Scientific Reports (gurpo Nature) e avaliado com A1 pelo sistema QUALIS CAPES 2013-2016

João Vasconcelos, 22 anos, estudante do 10° período da Licenciatura em Física da UFRPE, teve seu artigo publicado na revista internacional Nature, classificada como Qualis Capes A1. O artigo Interação entre um robô e bilhar do estádio Bunimovich demonstra estudo, de forma experimental, de um dos problemas clássicos da Física conhecido como o “Bilhar de Bunimovich", que, segundo João, “é composto por uma ‘bola’ que interage com as paredes da ‘mesa de bilhar’. Seu comportamento dinâmico é muito bem compreendido do ponto de vista da Física Teórica e pode ser classificado como não-caótico ou caótico dependendo do formato da mesa de bilhar. Até então, experimentos desse sistema físico eram realizados em sistemas ópticos bastante complexos”, destacou.

Para os que entendem pouco do assunto, o discente da UFRPE exemplificou a forma prática da pesquisa, “Desenvolvemos um experimento simples, em que um robô simula o comportamento da bola, e colocamos ele para interagir com mesas de bilhares com formas geométricas diferentes. Desta forma, fomos capazes de analisar sua mudança de dinâmica do regime não-caótico para caótico”, declarou.

O estudo contou com a orientação dos professores Antônio Romaguera, Luciano Miranda, Adauto Ferreira e Anderson Rocha. Para o desenvolvimento do artigo, o discente conta que as dinâmicas dos bilhares estavam bem estabelecidas desde o século passado, mas, segundo João, poucos estudos se debruçam de forma prática em comparação a números de teorias existentes sobre o assunto. Partindo dessa ideia, nasceu a pergunta da pesquisa: “Como fazer um experimento em escala macroscópica que reproduza o bilhar dinâmico? Conseguimos responder esta questão usando a interação robô-ambiente”, explicitou.

Ele conta dos resultados obtidos pela pesquisa: "Mostramos que os resultados dos nossos experimentos estão de acordo com o previsto pelo modelo teórico. Assim, nossa pesquisa mostra que é possível um experimento de interação robô-ambiente reproduzir o Bilhar de Bunimovich com as propriedades previstas em teoria”, descreveu.

Sobre a publicação do artigo na revista Nature, João comemora e conta da relevância da pesquisa: "É importante por seu alcance e interdisciplinaridade. Qualquer pessoa tem livre acesso à revista, e o público geral é da área de engenharia, biologia, física, robótica, etc., áreas que o nosso trabalho é relevante. Além disso, é importante divulgar que o trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Sistemas Complexos e Universalidades e no Laboratório de Computação de Acesso Remoto (LCR) do Departamento de Física da UFRPE”, conclui.

João Vasconcelos, estudante de Licenciatura em Física da UFRPE

Foto: João Vasconcelos