[FOLHA DE PE] Praia do Sueste, em Noronha, reabre ao público após dois meses fechada por incidente com tubarão

Local está fechado para banho e mergulho desde 28 de janeiro, dia em que uma menina de 8 anos natural de São Paulo foi mordida por um tubarão

Por Portal Folha de Pernambuco 23/03/22 às 07H06 atualizado em 23/03/22 às 15H30

Praia do Sueste, em Fernando de NoronhaPraia do Sueste, em Fernando de Noronha - Foto: Divulgação/ICMBio Noronha

A praia do Sueste, em Fernando de Noronha, em Pernambuco, reabrirá ao público na próxima segunda-feira (28). A previsão é do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), que iniciou, na terça-feira (22), a fase de testes e monitoramento para a retomada.

local está fechado para banho e mergulho desde 28 de janeiro, dia em que uma menina de 8 anos natural de São Paulo foi mordida por um tubarão. Ela teve uma das pernas amputada

De acordo com o ICMBio Noronha, diversas medidas foram tomadas para mitigar os incidentes com tubarão, bem como garantir as condições de visitação e mergulho em Sueste.

A princípio, destaca a entidade, apenas uma área será utilizada, a que fica à direita de uma boia colocada na água. Segundo o ICMBio, haverá monitoramento contínuo e coleta de dados para pesquisa até maio, junto ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Também para maio, está prevista a instalação de um vídeo informativo na entrada da praia e a liberação da faixa de areia aos visitantes. Entre 28 de março e maio, a areia será liberada apenas para quem for mergulhar.

Monitoramento
Dois grupos de condutores que atuam na Baía do Sueste mergulharam na área permitida, na terça-feira. Pesquisadores acompanharam parte do trajeto e mediram a turbidez da água - iniciativa que também será repetida diariamente até o mês de maio.

Até a reabertura ao público, o ICMBio terá definido o roteiro de informações que será repassado a todos os visitantes, bem como eventuais normas adicionais, de acordo com o resultado da primeira semana de testes.

Uma das definições já estabelecidas para essa primeira fase, é o limite mínimo de quatro pessoas por grupo de mergulho livre, que não podem estar dispersas durante a observação.

Link: https://www.folhape.com.br/noticias/praia-do-sueste-em-noronha-reabre-ao...