[FOLHA DE PE] Secretaria da Mulher do Recife promove debate sobre racismo e intolerância

Secretaria da Mulher do Recife promove debate sobre racismo e intolerância

Através da iniciativa Compartilhando Saberes, a discussão será transmitida ao vivo através do canal no youtube da Semul

Rosa Maria de Aquino será a palestrante do Compartilhando Saberes desta quinta-feiraRosa Maria de Aquino será a palestrante do Compartilhando Saberes desta quinta-feira - Foto: Letícia de Aquino Cunha/Divulgação

Com o objetivo de levantar e discutir questões estruturais sobre o racismo, a iniciativa Compartilhando Saberes, da Secretaria da Mulher do Recife  (Semul), promove um debate virtual com o tema “Racismo e intolerância: ser pessoa negra no Brasil hoje”, nesta quinta-feira (25), a partir das 16h30, com transmissão no canal oficial da Semul no Youtube.

Líder do Grupo de Estudos de Diversidade Religiosa e Intolerância (GEDRI), certificado pelo CNPq, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Rosa Maria de Aquino será a palestrante da discussão. Para ela, esse é o momento de expor atitudes que vulnerabilizam pessoas negras — que constituem a maior parcela da sociedade — e que ficam, na maioria das vezes, escondidas embaixo do tapete.

"É importante um momento como esse para dar voz aos que ainda não conseguem falar, gritar, se defender, mas também para ser solidário com os que ainda estão sós. Dar as mãos e falar, gritar, espernear e exigir juntos. E não abrir mão do seu espaço", afirmou.

Pós-doutora em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba, Rosa Maria é professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Diretora do Departamento de Ciências Sociais (DECISO) da UFRPE (2015-2017); representante do Brasil e da América do Sul no Conselho da Société Internationale de Sociologie des Religions (SISR)/International Society for the Sociology of Religion (ISSR), desde 2017; membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA); pesquisas nas áreas de: religião, relações étnico-raciais, intolerância, povos ciganos.

Ainda segundo a palestrante, esses eventos ajudam no combate ao racismo, já que estimula a pauta de estudos e pesquisas em universidades, que podem auxiliar na resolução da problemática, cuja responsabilidade deve ser assumida pelo Estado.

O debate vai contar ainda com a participação de Simony dos Anjos, cientista social (Unifesp), mestre em Educação (USP) e doutoranda em Antropologia (USP). É integrante da Rede de Mulheres Negras Evangélicas e da Marcha de Mulheres Negras de São Paulo.

LINK: https://www.folhape.com.br/noticias/secretaria-da-mulher-do-recife-promo...