[G1] Bloqueios de R$ 19,2 milhões feitos pelo governo Bolsonaro comprometem serviços na UFPE, UFRPE e IFPE

Segundo instituições de ensino, contingenciamento de recursos afeta fornecimento de energia e água, segurança, acesso à internet e assistência a estudantes pobres.

Por g1 PE

Reitores de universidades preocupados com bloqueios de verbas do Ministério da Educação

Os novos bloqueios de orçamento feitos pelo Ministério da Educação (MEC) nas universidades públicas ultrapassam R$ 19,2 milhões, em Pernambuco. De acordo com os reitores das instituições federais, esse contingenciamento de verbas inviabiliza serviços básicos (veja vídeo acima).

Os gestores apontam que ficarão comprometidos os pagamentos de fornecimento de água e energia elétrica, além do custeio de bolsas de assistência a estudantes que dependem desse dinheiro para sobreviver e se manter estudando.

O governo de Jair Bolsonaro (PL) anunciou, no fim de setembro, bloqueio de R$ 2,6 bilhões no orçamento da União.

Na quarta-feira (5), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) foi informada pelo Ministério da Educação que o bloqueio total para a educação foi de R$ 1 bilhão. Especificamente para a educação superior, é de R$ 328 milhões.

FONTE: G1 PERNAMBUCO: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/educacao/noticia/2022/10/06/bloqueios...