[G1] Condutores de visitantes de Noronha fazem primeiro mergulho na praia do Sueste após ataque de tubarão

Ação faz parte do monitoramento na praia, que foi fechada depois que menina de 8 anos foi atacada, em janeiro, e teve perna amputada. ICMBio anunciou reabertura da área para o dia 28 de março.

Por Ana Clara Marinho, g1 PE

Quatro condutores de visitantes autorizados pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) realizaram, nesta terça (22), um mergulho na Praia do Sueste, em Fernando de Noronha. A ação foi a primeira desde o ataque de tubarão a uma menina de 8 anos, que ocorreu no dia 28 de janeiro (veja vídeo acima).

Segundo o Hospital Português do Recife, que atendeu a garota, a menina chamada Nicole teve a perna amputada.

A praia do Sueste foi fechada pelo ICMBio após o ataque. O mergulho dos condutores faz parte do plano de reabertura da área, que vai ser liberada para uso de moradores e turistas no dia 28 de março.

Condutores fizeram o mergulho no Sueste — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

Os condutores de visitantes são voluntários do monitoramento. A bióloga Camila Araújo foi indicada para acompanhar o trabalho pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Logo após os mergulhadores entrarem no mar, a bióloga, que é pesquisadora de tubarões, seguiu até as ruínas do Forte do Sueste para observar o grupo e identificar, do alto, a presença de tubarões.

“A ideia é tentar observar os tubarões e, em seguida, indicar a espécie. Caso a gente consiga identificar um tubarão-tigre, é preciso sugerir que a praia seja evacuada. Essa espécie tem relação com os incidentes ocorridos em Noronha”, declarou Camila Araújo.

Camila Araújo observou o mergulho no Sueste do alto — Foto: Ana Clara Marinnho/TV Globo

O engenheiro Léo Veras, que pesquisa os animais em Noronha há mais de 30 anos, aponta que tubarões-tigre têm relação com os últimos ataques registrados na ilha. Assim como Nicole, o turista paranaense Márcio Castro, em 2015, foi atacado na praia do Sueste.

O protocolo de reabertura do Sueste prevê que a praia seja fechada quando a água estiver turva ou o mangue da região transbordar. Na primeira fase, só será permitido o mergulho por grupos formados por quatro a seis pessoas.

Animais

O condutor de visitantes Fernando Paulo de Oliveira fez o primeiro mergulho, nesta terça. Ele considerou a visibilidade em 80% na área mais profunda e identificou tubarões.

“Nós vimos dois tubarões-lixa e um tubarão-limão, muitas lagostas, tartarugas e raias. Não encontramos tubarão-tigre. Eu trabalho nesta área há 28 anos e posso afirmar que, se forem feitos 100 mergulhos nesta região, é possível ver tubarão-tigre cinco ou seis vezes”, declarou Oliveira.

Fernando Oliveira avaliou o mergulho no Sueste como seguro. “Eu me sinto mais seguro num mergulho nesta praia do que caminhando em qualquer cidade grande. Não tenho medo de ataque, pois o habitat é equilibrado. Eu acho que, após reabertura, um mergulho com um condutor, que tem conhecimento, não haverá problema algum”, disse o condutor de visitantes.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que o ICMBio , a Administração da Ilha e o Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), realizem ações para evitar novos ataques em Fernando de Noronha.

Uma equipe da CPRH esteve no Sueste e acompanhou o primeiro mergulho de monitoramento.

“A CPRH faz parte do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões(Cemit). Em conjunto com a Administração de Noronha, vamos fechar uma resposta ao Ministério Público e resolver ou minimizar esse problema. A ideia é encontrar a melhor saída para essa situação”, declarou o diretor da CPRH, Eduardo Elvino.

Técnicos do ICMBio e da CPRH foram até a praia do Sueste — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

A chefe do ICMBio, Cristina de Castro Guaitanele, considerou positivo o primeiro dia de monitoramento no mar, que contou também com a presença de servidores do instituto em um caiaque.

A representante do instituto confirmou a reabertura da praia para o público no dia 28 de março. “Até o dia 28, teremos mergulhos diários para observar momentos diferentes, como maré alta e baixa e grupos com seis e quatro pessoas. Vamos fazer a semana toda de teste", falou.

Cristina Guaitanele afirmou que ainda vai avaliar se a praia do Sueste vai ser evacuada no caso de ser identificado um tubarão-tigre no mar.

Link: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/blog/viver-noronha/post/2022/03/22/co...