[G1] Escolas, universidades e órgãos públicos suspendem atividades presenciais devido a fortes chuvas no Grande Recife

Prefeitura do Recife orientou que as pessoas evitem se deslocar pela cidade. Apac alerta que chuvas podem ser contínuas, mas com redução na intensidade ao longo do dia.

Por g1 PE e TV Globo

Alagamento no bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife, nesta quarta-feira (25) — Foto: Reprodução/TV Globo

As fortes chuvas que atingem o Grande Recife nesta quarta-feira (25) fizeram com escolas, universidades e diversos órgãos públicos suspendessem as atividades. A prefeitura da capital pediu que as pessoas evitem se deslocar pela cidade.

Pessoas ficaram ilhadas em casa, ruas ficaram tomadas pela água e carros ficaram presos em alagamentos devido às fortes chuvas que caem desde a terça-feira (24). Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), as chuvas podem ser contínuas, mas com tendência de redução na intensidade ao longo do dia.

Nas redes sociais, o prefeito João Campos (PSB) disse que o acumulado de 194 milímetros de chuva registrados no Recife nas últimas 24 horas é o terceiro maior da história da cidade. Segundo ele, as maiores foram 335,8 milímetros em 11 de agosto de 1970 e 235 milímetros em 24 de maio de 1986.

"A tendência é de mais chuva. Suspendemos as aulas e orientamos a população a evitar deslocamentos", disse João Campos.

A Secretaria Estadual de Educação suspendeu as aulas presenciais na rede. OlindaJaboatão dos GuararapesCabo de Santo AgostinhoItamaracáPaulistaIpojuca e Araçoiaba não vão ter atividades nas escolas municipais nesta quarta. No Recife, além da rede municipal, a prefeitura orientou que a rede particular de ensino também suspendesse as aulas presenciais.

A Universidade de Pernambuco (UPE) afirmou que não teria aulas presenciais, nem atividades administrativas ao longo desta quarta, ficando no modelo remoto. Apenas os hospitais universitários ficam com atendimento presencial.

As universidades Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) suspenderam todas as atividades presenciais no Grande Recife.

Justiça

O Tribunal Justiça e o Ministério Público de Pernambuco suspenderam expediente presencial. Os dois órgãos informaram que podem estender a suspensão de atividades se as chuvas continuarem.

Segundo o MPPE, as atividades ministeriais serão mantidas em regime de teletrabalho.

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT) suspendeu as atividades presenciais nesta quarta-feira (25). "Os prazos processuais estão suspensos e voltam a correr no próximo dia útil e as audiências presenciais serão agendadas para novas datas", informou o TRT.

Já o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco suspendeu o expediente na sede do órgão, na capital pernambucana.

Vacinação

A vacinação itinerante contra Covid-19 programada para esta quarta (25) no Recife foi cancelada. O ponto de vacinação drive-thru localizado no Parque da Macaxeira, no bairro de mesmo nome também suspendeu a aplicação das doses.

A vacinação contra gripe e sarampo no Shopping Boa Vista, na área central do Recife também foi cancelada.

A prefeitura de Jaboatão dos Guararapes informou que os pontos de vacinação drive-thru montados no município estão com o funcionamento suspenso ao longo do dia.

Outros serviços

A prefeitura do Recife suspendeu parte dos atendimentos de serviços públicos nesta quarta-feira (25). Todos os espaços culturais e de atendimento a turistas mantidos suspenderam o expediente, bem como o Centro LGBT, no bairro da Boa Vista, e o Centro Margarida Alves, na sede da prefeitura.

Os serviços de recursos de infrações, documentação de idosos e setor de transportes da Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) suspendeu que estavam agendados para esta quarta-feira (25), assim como os atendimentos presenciais nas sedes das três regionais da Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) foram suspensos.

O Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, suspendeu os atendimento ambulatoriais. Já o Serviço Especializado e Regionalizado (SER) Clarice Lispector, localizado no Ipsep, Zona Sul do Recife teve seus serviços suspensos devido aos alagamentos.

A prefeitura informou que a Secretaria da Mulher dispõe ainda dos serviços por telefone, ambos com atendimento 24h pelos canais Liga Mulher 0800 281-0107 e Plantão WhatsApp (81) 99488-6138.

Os serviços de assistência social realizados nos centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Especializados de Assistência Social (CREAS) não abriram devido às fortes chuvas. Segundo a prefeitura, apenas a Central de Cadastro Único, na Rua do Imperador, no bairro de Santo Antônio, permaneceu funcionando pela manhã, porém com o quadro de funcionários reduzido.

As Salas do Empreendedorismo situadas no edifício-sede da prefeitura e nos Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna e Dom Helder Câmara também estão com o atendimento suspenso. Segundo a PCR, as agências do trabalho do bairro de Casa Amarela e as localizadas nas unidades do Compaz também não funcionam

O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), localizado na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, não terá atividades hoje. As aulas que ocorrem nas unidades Academias Recife, que são ao ar livre, também foram suspensas, segundo a PCR.

Como acionar a Defesa Civil

A orientação da Defesa Civil do Recife é de que moradores de locais de risco procurem abrigos seguros e acionem o órgão pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o plantão é permanente.

A Central de Operações da Secretaria de Defesa Civil do estado (Codecipe) mantém plantão 24 horas por dia e pode ser acionada pelos telefones 199 e (81) 3181.2490. Confira, abaixo, como contatar as defesas civis municipais:

Link: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2022/05/25/escolas-universida...