[JC] Fortes chuvas em Pernambuco fazem universidades e escolas suspenderem aulas presenciais nesta terça-feira

UFPE suspendeu atividades acadêmicas e administrativas presenciais a partir das 13h no Recife, Vitória e Caruaru. UFRPE fez o mesmo apenas no câmpus de Recife

Margarida Azevedo

Publicado em 22/03/2022 às 14:10

SIDNEY LUCENA/JC IMAGEM

Na Escola Municipal Octávio de Meira Lins, no Recife, onde parte do muro desabou, as aulas aconteceram nesta terça-feira, apesar do incidente - FOTO: SIDNEY LUCENA/JC IMAGEM

Leitura: 6min

Atualizada às 15h30

As fortes chuvas da madrugada e manhã desta terça-feira (22) motivaram universidades e escolas a suspenderem as aulas presenciais e optarem pelo modelo remoto no período da tarde e noite.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) suspendeu as atividades administrativas e acadêmicas a partir das 13h nos três câmpus: Recife, Vitória de Santo Antão (Zona da Mata) e Caruaru (Agreste). Segundo a assessoria de comunicação, as aulas serão virtuais.

No câmpus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) da capital pernambucana, localizado no bairro de Dois Irmãos, na Zona Norte, a interrupção ocorreu desde o meio-dia. O mesmo acontece na unidade acadêmica de Recife do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

Na Universidade de Pernambuco (UPE), a Escola Politécnica, na Madalena comunicou que as aulas da tarde e da noite serão ministradas, excepcionalmente, na modalidade remota, "se disponível", diz a direção.

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), que funciona na Boa Vista, área central da cidade, optou por ofertar aulas remotas para os estudantes da tarde e da noite.

As aulas práticas e de estágio na área de saúde podem ocorrer conforme as condições das unidades onde ocorrerem. O expediente administrativo está suspenso a partir das 16h, com os funcionários trabalhando em home office.

A Faculdade Damas decidiu ter aulas e atividades remotas no turno da noite nesta terça-feira.

ESCOLAS

Entre as escolas, o Colégio Visão, na Estância, Zona Oeste do Recife, comunicou às famílias que as aulas da tarde serão online, mas que a unidade de ensino estará aberta para receber os alunos caso os pais optem por levá-los.

O Agnes, que fica nas Graças, Zona Norte, cancelou aulas e atividades esportivas do turno vespertino.

No Colégio Damas, também nas Graças, houve reordenamento de atividades da tarde. Algumas foram suspensas, como as provas para o 9º ano (remarcadas para a quinta-feira), ou realizadas no modelo híbrido. É o caso das atividades extracurriculares do ensino médio. Caso o aluno não consiga chegar à escola poderá acompanhar online.

REDES MUNICIPAIS

Em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, a prefeitura informou que no turno da manhã apenas uma escola municipal, a Djaci Glicério, situada no bairro de Cajueiro Seco, teve as aulas suspensas devido à dificuldade de acesso causado pelas chuvas.

A Secretaria Municipal de Educação está fazendo o levantamento no turno da tarde. Pelo menos 10 escolas da rede municipal já suspenderam as aulas, explicou a assessoria da prefeitura, motivadas por dificuldades no acesso ou no deslocamento dos professores.

Em São Lourenço da Mata, também na Região Metropolitana, não houve aula nas 44 escolas municipais. Em comunicado para a população, a prefeitura disse que alguns colégios poderão ser usados "para receber possíveis desabrigados" pelas chuvas. A rede tem cerca de 13 mil alunos.

MURO

Na Escola Municipal Octávio de Meira Lins, no Alto Nossa Senhora de Fátima, no Vasco da Gama, Zona Norte do Recife, parte do muro caiu na noite de segunda-feira (21), por volta das 22h.

Duas motos e um carro foram atingidos pelos escombros. Não houve feridos. Apesar do incidente, a Secretaria de Educação do Recife informou que as aulas ocorreram normalmente nesta terça-feira. A unidade tem 670 estudantes da educação infantil, ensino fundamental e EJA.

A Prefeitura do Recife prometeu indenizar os donos das motos e do veículo. A Defesa Civil Municipal e a Emlurb estiveram no local para remover os entulhos e limpar a escola.

Disse também que foi feita uma análise em toda a estrutura do muro, "constatando que não havia risco de desabamento. Mesmo assim, foi decidido que o muro será totalmente demolido e refeito, reforçando ainda mais a segurança no local".

Link: https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/enem-e-educacao/2022/03/14964220-fort...