[JC] Sisu: entenda como funciona a lista de espera e veja datas dos remanejamentos da UFPE, UFRPE, UPE, UFAPE e Univasf

Candidatos devem ficar atentos ao cronograma das universidades. Tem que acompanhar diretamente com as instituições de ensino

Margarida Azevedo Publicado em 10/03/2022 às 16:59

Divulgação

Universidade Federal de Pernambuco ofereceu a maior quantidade de vagas no Sisu entre as instituições do Estado - FOTO: Divulgação

Leitura: 5min

Candidatos que participaram do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e não foram classificados na primeira chamada estão na expectativa pela divulgação dos listões de remanejamentos. A partir dessa etapa, a responsabilidade é com as universidades participantes. Por isso, os candidatos devem acompanhar os editais e cronogramas específicos de cada instituição de ensino.

O prazo para se inscrever na lista de espera do Sisu acabou na última terça-feira (08). Pelo calendário do processo seletivo, o Ministério da Educação (MEC) deve mandar nesta quinta-feira (10) as listagens para as universidades. Cada uma vai organizar a convocatória dos estudantes. Vale entender como funciona o processo.

Primeiro, a instituição que quiser pode publicar as listas completas com os nomes de todos os inscritos na lista de espera. Não é obrigatória essa divulgação.

Depois, define uma quantidade de candidatos que será chamado para apresentar documentação. Para esse cadastro, normalmente é convocado um número duas, três vezes maior que a quantidade de vagas por curso. Em seguida, libera esse listão com os convocados. Aqui, uma ressalva: ter o nome na lista não significa a conquista de uma vaga.

Com as convocatórias, abre-se o prazo para apresentação dos documentos exigidos para o cadastro reserva. É quando os estudantes são habilitados para concorrerem às vagas disponíveis para remanejamento. Só depois de todo esse processo, a universidade vai divulgar os listões com os novos classificados (segunda chamada), ou seja, realmente quem irá estudar nela.

ESTADUAIS

O pró-reitor de graduação da Universidade de Pernambuco (UPE), Ernani Martins, explica que nas universidades estaduais há uma diferença. Não há cadastro reserva. Os candidatos que forem convocados pela instituição já vão fazer a matrícula, ou seja, estarão classificados.

"Na UPE divulgamos primeiro a lista com os nomes de todos os candidatos inscritos na lista de espera. A partir dessa lista, fazemos as convocações dos estudantes classificados, ou seja, que ocuparão vaga. Quem for chamado já fará a matrícula. Diferentemente das universidades federais, não temos cadastro reserva", informa Ernani.

Veja o calendário das universidades de Pernambuco

UFPE

Até dia 15 de março: Divulgação do painel de ocupação das vagas por curso

* É importante porque os vestibulandos saberão a quantidade certa de vagas que vão ser preenchidas pelos remanejamentos