JavaScript não suportado

 

[JORNAL O PODER] Novo imortal - Jacques Ribemboim toma posse na Academia Pernambucana de Letras

Novo imortal - Jacques Ribemboim toma posse na Academia Pernambucana de Letras

23 de Março de 2022, Jornal O Poder

Ele é Professor Titular da UFRPE, onde leciona disciplinas de economia. Ocupará a Cadeira nº7, que pertenceu ao Professor José Luiz Mota Menezes. Jacques Ribemboim chega à APL lastreado em ações, obras e sentimentos.
Quando indagado sobre o que sentiu ao ser eleito, responde: “É uma honra para qualquer escritor ocupar uma vaga na Academia Pernambucana de Letras. Na verdade, sinto que a responsabilidade aumenta e prometo continuar sempre em luta pelos nossos valores culturais”.

MILITÂNCIA
Formado em engenharia mecânica, economia e engenharia de petróleo, Ribemboim possui um perfil não muito frequente àqueles que chegam à casa alta da literatura pernambucana. Ativista cultural e ambiental desde os anos 90, época em que trabalhou na Petrobrás, foi fundador da ONG Civitate, com o propósito de resgatar a qualidade habitacional dos bairros centrais do Recife.
No começo dos anos 2000 organizou o Movimento em Defesa do Livro e do Autor Pernambucanos, reunindo colegas escritores, de modo a pressionar as livrarias do Recife a vender livros pernambucanos.

DESCASO
Sobre esse assunto, lembra:
“Era impressionante constatar que as livrarias do Recife haviam deixado de exibir, promover e comercializar os livros locais, editados em nosso estado. Tudo por causa da ganância das grandes redes livreiras sediadas no Rio ou em São Paulo. Era algo inadmissível, vergonhoso para nosso estado. Fizemos uma gritaria enorme e até chegamos a boicotar algumas lojas que insistiam em ignorar a produção regional. Conseguimos algum avanço, mas não devemos relaxar um só instante, pois a truculência do mercado editorial sudestino permanece ameaçadora”.

OBRA
Em seus livros e artigos Jacques Ribemboim aborda temas de história, política, economia, meio ambiente, arte e literatura. Dentre as suas obras, destacam-se "Mudando os Padrões de Produção e Consumo" (1997), "Nordeste Independente" (2002) e "Pernambuco de Fernão" (2015). Para este ano, o autor espera lançar História dos Judeus de Pernambuco.

POSSE
A solenidade acontece a partir das 19h30, no auditório da APL, cuja sede fica na Av. Rui Barbosa, com entrada pela Av. Malaquias. O novo imortal será saudado pela acadêmica Luzilá Gonçalves Ferreira.

Link: https://www.jornalopoder.com.br/noticias/4850/novo-imortal-jacques-ribem...