Após passar por ampla reforma, será reinaugurado, nesta quarta-feira (19/10), às 10h, o Laboratório de Estudos Herpetológicos e Paraherpetológicos (LEHP) da UFRPE, situado no prédio do Departamento de Biologia, no Campus Dois Irmãos.
Além de abrigar as coleções Herpetológica e Paleoherpetológica e a de Hirudineos da UFRPE, o setor tem parcerias internacionais e participação em projetos relevantes, como a Lista de Espécies Ameaçadas em Pernambuco, junto à Semas/Governo de Pernambuco, e Pan Herpeto Nordeste, do MMA-ICMIO-RAN/Governo Federal.
Sob coordenação do professor Geraldo Moura, o laboratório conta com núcleos de Anuros, Testudines, Lagartos, Anfisbaena, Serpentes, Crocodilianos, Escorpiões, Hirudineos e Bioacústica. Foram mais de 180 publicações em periódicos na última década, além de 14 livros e 74 capítulos de livros produzidos.
Até setembro deste ano, diversos estudantes e pesquisadores desenvolveram estudos no LEHP, sendo 55 na graduação, 21 na Especialização, 41 nas pesquisas de mestrado, 15 nas de doutorado e outras 8 de pós-doutorado. Os cursos e programas ligados ao laboratório são: Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharelado em Ciências Biológicas; Programa de Pós-Graduação em Biociência Animal (Capes 6), Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade (Capes 5); Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Capes 4); Rede Nordeste de Ensino – Renoen (Capes 4); Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humanada UNEB (Capes 4).
A sede renovada do laboratório conta com Sala de Manipulação de Materiais Biológicos, Sala de Redação Científica, Sala de Coleções Científicas, gabinete. O LEHP também tem um anexo na Estação Ecológica de Tapacurá da UFRPE.
A cerimônia de reinauguração será transmitida pelo perfil do laboratório no Instagram: @lehp_ufrpe.