O livro “Recife Despedaçado: distopias urbanas e espaços de resistência metropolitanos”, de autoria das geógrafas Edvânia Torres Aguiar Gomes e Mariana Zerbone Alves de Albuquerque, trata-se de uma coletânea de artigos que analisam o processo de produção do espaço da metrópole do Recife. Edvânia Torres é professora titular do Departamento de Ciências Geográficas da UFPE e Mariana Zerbone é professora associada III do Departamento de História da UFRPE, e desenvolveram em conjunto a pesquisa sobre Dinâmicas Urbanas no Recife, com destaque para as duas últimas décadas, resultando reflexões apresentadas neste livro.
O período analisado foi impactado pela construção e ampliação de relevantes empreendimentos na cidade e região metropolitana como a Via Mangue, o Porto Novo, a Cidade da Copa, o Porto de Suape, e diversos outros vetores de valorização do espaço, como também a elaboração e revisão de importantes documentos para a cidade do Recife, como, por exemplo, o Plano diretor e o Projeto Turístico Cultural Recife-Olinda. Os artigos possuem um perspectiva crítica, e apresenta uma leitura da produção do espaço do Recife à contrapelo, identificando os discursos distópicos, as ações concretas, os impactos sociais e as resistências a este processo, aparentemente desarticulado, mas que se realiza como planejamento estratégico para a efetivação da cidade do capital, em que as necessidades de existência dos diferentes grupos sociais na cidade não são prioridade.
Nesse sentido, o Recife se revela como despedaçado no âmbitos da cidadania e articulado na condição hegemônica de ampliação da expansão imobiliária as custas da despossessão ampliada. É um convite à reflexão e à leitura minuciosa sobre o Recife, uma cidade de conflitos e contradições, mas que é condição para a vida de milhões de pessoas.
Serviço:
Data: 04 de maio de 2023
Horário: 19h
Local: Auditório da sede do Crea-PE
Av. Gov. Agamenon Magalhães, 2978
Espinheiro
90 vagas
Link de inscrição https://forms.gle/