Nova espécie de raia ganha nome de pesquisadora da UFRPE

No trabalho de revisão taxonômica publicado na revista internacional Zootaxa, neste mês de outubro, os pesquisadores taxonomistas do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) homenageiam a professora Rosangela Lessa, do Departamento de Pesca e Aquicultura (Depaq/UFRPE).

O trabalho tratou da descrição de duas novas espécies de raias presentes na costa do Brasil, e, para uma delas, foi dado o nome da docente da UFRPE. O nome da raia da família Gymnuridae passa a ser, a partir de então, Gymnura lessae. Tal homenagem se dá pelo fato de a professora ter dedicado boa parte de sua trajetória acadêmica a pesquisas voltadas à conservação dos elasmobrânquios.

Rosangela Lessa é referência acadêmica em estudos voltados à conservação dos elasmobrânquios - grupo que inclui as raias e também tubarões e raias - há cerca de 40 anos.

A espécie renomeada havia sido descrita genericamente como Gymnura micrura.  De acordo com os pesquisadores, a descoberta foi de que, dentro do gênero Gymnura havia duas novas espécies. Segundo a homenageada, foi, na verdade, feita uma correção, a partir do estudo minucioso dos pesquisadores da USP, um dos quais, egressos de mestrado da UFRPE.

As raias do gênero são conhecidas como raias-borboletas, pela semelhança aos insetos por conta de suas nadadeiras. A Lessae é encontrada entre os Estados Unidos e o Caribe. No Brasil, tem sua carne consumida em forma de moqueca.