Primeira celebração do Dia da Terra Pernambuco movimentou a semana na UFRPE

O Dia da Terra foi celebrado pela primeira vez em Pernambuco por meio de programação diversificada organizada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Associação Dia da Terra Brasil entre os dias 17 e 22 de abril. Atividades, aulas abertas, exposições, oficinas e outras  dinâmicas ocorreram nos diversos campi e unidades acadêmicas da UFRPE. Entre as ações, houve o lançamento do Instituto Toró - Clima, Tecnologia e Cultura, por meio do qual biólogos, administradores, jornalistas, cineastas, ambientalistas e produtores culturais vão fiscalizar se o poder público tem cumprido suas promessas e metas referentes ao meio ambiente.

Destaca-se ainda, na programação, a realização de um dia de campo especial na Estação Ecológica de Tapacurá da UFRPE com estudantes indígenas e quilombolas no dia 19 de abril. Promovida pelas Pró-Reitorias de Gestão Estudantil e Inclusão (Progesti) e de Extensão, Cultura e Cidadania (Proexc), a ação do Programa Natureza e Cidadania, contou com dinâmicas, trilha, plantio de mudas, exercícios e aula de biodiversidade.
No trajeto, os estudantes realizaram o ritual de abraço ao Curupira, tradicional escultura da Estação Ecológica e ainda conheceram o laboratório da estação, que acabou de ser reformado e reabre para as ações de ensino, pesquisa e extensão da UFRPE após oito anos.
Situada em São Lourenço da Mata, na região que abrigou os primeiros cursos da UFRPE, na época dos monges beneditinos, a estação experimental serve de base para pesquisas da Universidade e ações de educação ambiental.

Em 22 de abril de 1970, cerca de 20 milhões de pessoas participaram da primeira celebração do Dia da Terra, dando grande força e visibilidade ao Movimento Ambientalista. As Nações Unidas, posteriormente, declararam esse dia para a comemoração do Dia Internacional da Mãe Terra, comemorações estas que tomaram o mundo e são realizadas anualmente, com destaque para alguns países como: Estados Unidos, Canadá e França. O Brasil, um dos países com maior biodiversidade do planeta, tem papel fundamental na defesa dos complexos problemas de destruição e desequilíbrios ambientais.

Confira algumas imagens abaixo.