Professor do Departamento de Agronomia realiza Defesa de Memorial no dia 09/04

O professor Reginaldo Barros, do Departamento de Agronomia da UFRPE, realiza a defesa de seu Memorial Descritivo Analítico, no próximo dia 9 de abril, às 9h, no Auditório do Ceagri II, campus Dois Irmãos. A comunidade universitária e demais interessados estão convidados a participar da solenidade.

Fazem parte da banca avaliadora os professores/pesquisadores Edmilson jacinto Marques (membro presidente/UFRPE), José Djair Vendramim (ESALQ/USP), Evaldo Ferreira Vilela (UFV), Romero Marinho de Moura (UFPE) e os membros suplentes Rinaldo Luiz Caraciolo (UFRPE), Laise de Holanda Cavalcanti Andrade (UFPE).

O Memorial Descritivo Analítico é uma exigência para promoção a Professor Titular, e consiste em um documento de caráter acadêmico ou acadêmico descritivo, analítico, quantitativo e qualitativo, que destaque fatos marcantes e méritos acadêmicos da trajetória do docente. Para a preparação do memorial, o docente aborda aspectos de sua vida acadêmica, incluindo participações em orientações, bancas, projetos, entre outras iniciativas de ensino, pesquisa e extensão, entre outras informações pessoais.

Reginaldo Barros
Possui graduação em Agronomia pela Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco (1976), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (1982) e doutorado em Entomologia pela Universidade de São Paulo (1998). Foi vice-reitor por dois mandatos consecutivos (2004-2012) e atualmente é professor associado IV da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordenou Projetos de intercâmbio institucional com as Universidades Federais de Viçosa e Espírito Santo. É Pesquisador do CNPq, Membro Efetivo da Academia Pernambucana de Ciências (APC), Titular da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica (APCA) e recentemente Fundador da Academia Brasileira de Ciência Agronômica (ABCA) e faz parte da Diretoria da Associação de Ciências Agrárias dos Países de Língua Portuguesa (ASSESCA-PLP).

O professor Reginaldo Barros exerceu a Vice-Presidência da Sociedade Entomológica do Brasil, e participou como Membro Efetivo do Comitê de Avaliação dos Curso de Pós-Graduação-Ciências Agrárias I. É Professor Permanente junto ao Programa de Pós-Graduação em Entomologia Agrícola (PPGEA) da UFRPE, onde é responsável pelas disciplinas Biologia de Insetos e Resistência de Plantas a Insetos. Tem desenvolvido suas atividades acadêmicas na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente com os seguintes temas: Biologia de Insetos, Resistência de Plantas a Insetos e controle biológico com ênfase para a traça-das-crucíferas e broca-pequena-do-tomateiro e em pragas de outras culturas regionais.